CONECTE-SE CONOSCO

Notícias

Banco central forma grupo de trabalho para estudar moedas digitais

Publicado

em

Banco central forma grupo de trabalho para estudar moedas digitais

O Banco central disse que os pagamentos online têm crescido nos últimos anos e uma moeda digital permitiria aos brasileiros interagir com seu dinheiro inteiramente online.

Pensando nisso, o Banco Central criou um grupo de trabalho para estudar as moedas digitais, para saber seus benefícios.

A moeda digital ajudaria a cortar custos de emissão e manutenção de notas e moedas, disse o banco central. O custo estimado do manuseio de papel-moeda no Brasil é de cerca de 90 bilhões de reais por ano, de acordo com o BC.

Estudar o modelo de emissão de moedas digitais é fundamental para compreender o fenômeno e os seus potenciais impactos. É o que acredita Arnaldo Francisco Vitaliano Filho, do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (Depef) do Banco Central.

O estudo ajudará principalmente dar uma resposta à sociedade sobre o tema, tendo em vista que o grupo de trabalho também avaliará como a moeda digital pode trazer benefícios complementares ao próximo sistema de pagamento instantâneo do Brasil, Pix.

 “Uma moeda eletrônica pode facilitar a guarda e uso do dinheiro de forma mais segura do ocorre hoje, além de criar ferramentas de política monetária”, aponta o coordenador da equipe, Aristides Andrade Cavalcante Neto.

Fonte: BC

Veja também:

Compartilhar:
LEIA TAMBÉM:  “Eu não vou enganar o povo mais uma vez”, afirma Lula em entrevista

Ações Mais Procuradas

Siga-nos no Google News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Siga-nos no Twitter

Receba notícia atualizadas