Connect with us

Investimentos

A poupança e a conta corrente ainda são as opções preferidas do brasileiro na hora de escolher onde deixar o seu dinheiro guardado, mesmo não sendo as mais rentáveis.

Isso não é à toa: além da falta de conhecimento sobre melhores investimentos, quem não consegue utilizar melhor o dinheiro também tem que lidar com a falta de renda sobrando para aplicar.

Felizmente, mesmo com um conhecimento básico sobre aplicações, é possível investir com pouco dinheiro e alcançar uma situação financeira bem mais saudável.  Para isso, é extremamente necessário conhecer alguns segredos que, mesmo simples, são altamente relevantes para uma boa gestão financeira.

Continue lendo e descubra quais são!

segredos que vão te ajudar começar a investir

1. Controle bem o seu dinheiro

Essa dica pode parecer óbvia, mas não é raro encontrar pessoas que têm o costume de gastar dinheiro à toa e não ficar de olho na conta bancária. Geralmente, essas pessoas só ficam a par de sua situação financeira no pior momento.

Fique sempre atento ao quanto você possui e evite gastos desnecessários. Guarde o dinheiro para as despesas básicas e economize o máximo que puder!

2. Defina um objetivo

Querer ter mais dinheiro é diferente de juntar para dar entrada no financiamento de uma casa, por exemplo. Definir bem o que você quer alcançar é essencial para saber qual é o melhor investimento para você.

3. Separe um valor fixo todo mês

Depois gerenciar melhor as finanças e definir seus objetivos, separe um valor que não vá te fazer falta todo mês e utilize-o para investir. Existem investimentos seguros que permitem aplicações com pouco dinheiro. Eles podem ser perfeitos para você!

4. Faça um bom planejamento

Saber quando você vai resgatar o dinheiro e quanto vai aplicar faz parte da tarefa de se planejar bem.  Algumas aplicações isentam tributações após um período determinado de tempo, por isso conhecer essas características é essencial para investir bem.

5. Escolha bem sua corretora

Corretoras oferecem taxas diferentes na hora de investir. Estude bem as suas opções e escolha aquelas que lhe trarão a melhor economia.

3 melhores opções de investimento

Agora que você já conhece esses 5 segredos essenciais, veja quais são as melhores opções para investir com pouco dinheiro atualmente.

1. Tesouro Direto

A opção mais segura da lista, os títulos do Tesouro Direto são emitidos diretamente pelo governo federal. As melhores opções dessa modalidade são o Tesouro Selic, que segue a taxa anual de juros Selic, o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+.

Todas as opções têm rendimento acima da poupança, porém é necessário se atentar quanto ao prazo de retirada e ao tipo de produto.

2. Fundos de Investimento

Existem diversos fundos de investimentos diferentes. Cada um atende um propósito específico e atua em tipos específicos de investimentos.

Aqui, a sua atenção deve ser voltada para as taxas de administração. Caso sejam altas demais, todo o seu ganho será corroído por elas.

A vantagem dos fundos do investimento é a gestão, que basicamente faz tudo por você, desde escolher o melhor ativo a realizar e resgatar as aplicações.

3. Títulos Bancários

Os títulos bancários são, com certeza, a melhor opção para quem tem pouco dinheiro e deseja investir.

Sendo tão seguro quanto os investimentos anteriores, os títulos bancários se destacam por alcançarem maiores rentabilidades.

Os principais são:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letras de Crédito de Agronegócio (LCA).

São investimento de renda fixa originados pela busca de capitalização de recursos para um determinado fim. Basicamente, você empresta dinheiro às instituições financeiras para que elas realizem suas atividades e, depois do prazo acordado, é pago de volta com juros.

Os títulos bancários rendem, no mínimo, 100% do CDI, que se aproxima do valor da Selic, mas podem chegar a render bem mais dependendo da aplicação escolhida.

Ter pouco dinheiro não é desculpa, ainda mais agora que você já conhece os melhores investimentos e descobriu que é possível investir com pouco dinheiro. Analise bem suas opções e aplique em ativos confiáveis e seguros; afinal, seu dinheiro é muito importante.

E, é claro, estude! O melhor investimento é no seu conhecimento! Gostou deste artigo? Então que tal compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais?