Connect with us

Investimentos

Como ganhar dinheiro na bolsa de valores

Publicado

Investir na bolsa de valores e ganhar uma quantia impressionante de dinheiro é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, muito além de ouvir histórias de sucesso ou fracasso, é necessário buscar conhecimento sobre esse mercado antes de começar a explorá-lo.

Uma coisa é certa: o resultado dos seus investimentos pode ser muito mais interessante dependendo do grau de conhecimento que você tem sobre o assunto. Por isso, nesse artigo, vamos mostrar como você pode traçar um caminho de sucesso nesse tipo de aplicação e explicar como ganhar dinheiro investindo na Bolsa. Acompanhe!

Veja como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

Você ainda acha que é possível ganhar dinheiro na bolsa de valores apenas de uma forma? É aí que você se engana. Há diferentes formas de obter lucros nesse mercado, e nós vamos te apresentar os principais.

Valorização das ações

O primeiro deles é por meio da valorização das ações, ou seja, quando ocorre um aumento da procura por determinado ativo, fazendo seu preço aumentar. Consequentemente, quem tem essas ações na carteira e comprou por um preço menor, pode vendê-las enquanto estão valorizadas e lucrar com a diferença.

Desvalorização das Ações

Outra forma de ganhar dinheiro com ações, por incrível que pareça, é com a desvalorização delas. É isso mesmo que você leu. Essa estratégia é conhecida como: venda a descoberto ou short selling. Funciona da seguinte forma: você vende uma ação acreditando que seu valor vai cair logo mais. Quando essa previsão acontece, é só recomprar a ação por um preço mais barato.

Dividendos

Também tem como ganhar dinheiro com ações recebendo dividendos, uma parcela dos lucros da empresa. Vale lembrar que os dividendos são distribuídos aos acionistas de acordo com o percentual de participação deles no capital da companhia. Antes de ocorrer a distribuição dos dividendos a empresa já paga os impostos que incidem sobre o lucro, como o Imposto de Renda, portanto, esse dinheiro chega nas mãos dos acionistas isentos.

Juros sobre capital próprio

Por fim, outra forma de ganhar dinheiro com a Bolsa é com os juros sobre o capital próprio, que é bem parecida com a distribuição de dividendos, no entanto, a grande diferença está na parte da tributação. Com relação aos juros sobre capital próprio, não há o pagamento antecipado de impostos por conta da empresa. Então, é responsabilidade de cada investidor pagar o valor de IR referente ao valor recebido.

Entenda como funciona o Mercado de Ações

Como já falamos, antes de se basear em histórias de outras pessoas, você precisa conhecer bem o Mercado de Ações e também seu funcionamento. Como você já deve saber, as empresas lançam suas ações no mercado para que os investidores as comprem e gerem recursos financeiros para a companhia.

Para que uma empresa abra seu capital, isto é, possa vender suas ações na Bolsa, ela deve propor uma Oferta Pública Inicial (também chamada pelo termo, em inglês, Initial Public Offering ou IPO). Após esse processo, as ações da empresas serão ofertadas no mercado primário, isto é, são vendidas pela primeira vez.

Depois disso, as ações passam a ser negociadas entre os investidores, na dinâmica que nós já conhecemos, formando o que chamamos de mercado secundário.

O que são ações

Mais do que aprender como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores, é importante entender cada detalhe sobre o assunto. De forma resumida, ações são pequenos pedaços de uma empresa.

Dessa forma, quando você adquire uma ação, você está se tornando acionista de uma companhia, mas sem as dores de cabeça que a administração e gestão de uma empresa gera. Como você se torna sócio daquele negócio, você pode ganhar com a valorização das ações, e receber parte dos lucros, de acordo com seu percentual de participação no capital da empresa.

Dicas para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

Agora que você começou a entender sobre este assunto, vamos mostrar 5 dicas valiosas para que você possa ter sucesso na Bolsa de Valores. Veja só:

1. Buscar conhecimento sobre o mercado

A primeira e mais valiosa dica que podemos dar é o conhecimento. Para ter sucesso nesse mercado, buscar aprender mais é sempre importante. O seu sucesso nesse tipo de aplicação será diretamente proporcional à sua dedicação e ao conhecimento adquirido ao longo do tempo.

Você pode pensar que é muito difícil aprender a investir na Bolsa de Valores, e até alguns anos atrás, podia mesmo ser complicado, mas hoje você pode encontrar cursos gratuitos, onde aprender é fácil e super rápido.

2. Conhecer seu perfil

Outro detalhe importante que muitas pessoas acabam esquecendo é conhecer o seu próprio perfil de investidor. Basicamente, existem 3 tipos de pessoas que atuam neste mercado:

  • Arrojadas – esses são investidores que não se importam em correr riscos, desde que tenham em vista a possibilidade de obter um bom lucro com o investimento.
  • Conservadoras – esses investidores desejam manter seu dinheiro o mais seguro possível, preferindo perder boas oportunidades do que correr riscos de perder dinheiro, mesmo que uma pequena quantia.
  • Moderadas – são investidores que possuem um pouco das características dos outros dois perfis que acabamos de explicar, gostando de manter seu dinheiro seguro, mas estando dispostos a correr um pouco de risco para obter um bom lucro.

Diante disso, você já deve ter entendido que, ao conhecer o seu perfil para o Mercado de Ações, é mais fácil entender o nível de risco que você está disposto a correr e, assim, adquirir títulos compatíveis com suas necessidades.

3. Definir objetivos

Ter objetivos bem definidos também é fundamental para ter sucesso na Bolsa de Valores. Dessa forma, você consegue ter mais clareza sobre o prazo e o tipo de investimento que se adequa às suas expectativas, assim como os resultados que deseja alcançar com as suas aplicações.

O seu objetivo funciona como um direcionamento e também um combustível para seguir a sua estratégia, pois mais do que ganhar dinheiro na Bolsa de Valores, você deseja realizar sonhos, como aquela viagem de férias, o casamento ou a faculdade dos filhos.

4. Ter uma carteira diversificada

Você já ouviu aquele ditado: “nunca coloque todos os ovos em uma mesma cesta, pois se ela cair, todos se quebrarão”? Isso se aplica perfeitamente ao investimento na Bolsa de Valores, pois você não deve aplicar todo o seu dinheiro em ações de apenas uma empresa.

Isso aumenta consideravelmente o risco do investimento, tendo em vista que, se a empresa passar por dificuldades financeiras e até mesmo vir a quebrar, todo o seu dinheiro pode ser perdido.

Para diminuir os riscos, você deve montar uma carteira bem diversificada, distribuindo seu capital em ações de várias empresas diferentes e também de setores diversos.

5. Escolher bem uma corretora

Por fim, você deve escolher bem a sua corretora. Ela precisa oferecer tecnologia de ponta, segurança e atendimento de qualidade. Para tanto, você não deve se apegar somente ao valor das taxas cobradas, mas sim o custo-benefício que ela pode proporcionar a você.

E vale lembrar: muito mais importante do que ter dinheiro sobrando para investir na Bolsa de Valores, é fundamental saber quais ações comprar e o momento certo para investir.

É necessário saber identificar as melhores oportunidades na hora certa e saber se prevenir dos momentos desafiadores. Isso é o que separa os investidores inteligentes daqueles que tiveram uma experiência negativa na Bolsa de Valores.

Continue Reading
Advertisement

Tendência