Dinheiro
Taxa das blusinhas vira tiro no pé do governo Lula
14 milhões de brasileiros pararam de comprar produtos de fora


De início, a fixação do governo Lula era aumentar a arrecadação por meio de impostos. Com isso, resolveu criar uma alíquota de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, conhecida como a “taxa das blusinhas”.
A iniciativa assustou os consumidores. O que era para ser uma arrecadação de R$ 700 milhões acabou se tornando R$ 175,8 milhões mensais, conforme estimativa da Receita Federal.
Especialistas afirmam que a trapalhada do governo Lula, movido pela sede de impostos com a implantação da “taxa das blusinhas”, reduziu o consumo. Consequentemente, mesmo com o aumento da alíquota, a arrecadação caiu, provocando uma retração que já mostra queda no consumo internacional das classes C, D e E.
O imposto tem afetado especialmente os Correios, que no governo Lula voltaram a registrar prejuízo, com risco até de falência. A taxa das blusinhas presenteou a estatal com um impacto de R$ 2,2 bilhões na receita.
-
Mercado de Ações1 semana atrásBolsa brasileira apaga ganhos após topo de 199 mil pontos
-
Mercado de Ações1 semana atrásAs ações que mais perderam valor em 2026 até agora
-
Criptomoedas1 semana atrásBlackRock transfere 14.000 Ethereum para a Coinbase; venda iminente?
-
Criptos1 semana atrásZcash entra em alerta após falha crítica atingir a rede
-
Criptos1 semana atrásO colapso do Ethereum: criptomoeda já caiu 68% em 9 meses
-
Criptos1 semana atrásPânico nas altcoins? Zcash afunda 24% enquanto mercado entra no vermelho
-
Criptos1 semana atrásCriptomoedas em queda: Zcash e Hyperliquid lideram perdas do dia
-
Mercado de Ações1 semana atrásIbovespa perde os 170 mil pontos e fecha semana em queda de 3,45%

