Connect with us

Mercado de Ações

Porque ação da Oi mesmo valendo centavos está muito cara

Publicado há

em

Oi

A Oi (OIBR3) passou o ano de 2019 sendo muito comentada, a empresa que está em recuperação judicial vem enfrentando uma serie de problemas financeiros. Agora, a lava jato avançou nos negócios da família lula e esses negócios envolve a quarta maior operadora do Brasil.

A Oi que de acordo com presidente-executivo, é só pepino, está envolvida em um escândalo de corrupção em que não ajuda em nada a recuperação da companhia.

Segundo o MPF (Ministério Público Federal), há evidências de que parte de uma quantia total de R$ 132 milhões pagos pela Oi/Telemar à Gamecorp/Gol que tem Fábio Luis Lula da Silva como sócio foi utilizada para a aquisição de um sítio em Atibaia (SP) no interesse de Lula.

Motivos que ação da Oi não está tão barato assim:

1° Uma empresa terá pouco valor se ela não for lucrativa, afinal, qual vai ser o interesse de algum investidor se tornar sócio de uma empresa que não faz dinheiro.

2° O fluxo de caixa diz o quanto de dinheiro realmente na empresa no período. Isso porque o lucro líquido considera o valor total das vendas no período, mesmo que elas tenham sido parceladas. No fluxo de caixa, você sabe a quantia exata de dinheiro que realmente entrou e saiu da empresa no período.

3° Recuperação judicial, empresas que estão nessa situação sofrem uma forte desvalorização de suas ações na Bolsa de Valores. Com as ações valendo centavos, a chance de inflar o papel fica notório.

No caso Oi, Analistas acreditam que o valuation da empresa está “caro”, com múltiplo EV/Ebitda na casa de 5,3 vezes para 2019.

Grupamento de ações

Começa a ser inevitável o grupamento das ações da Oi, O grupamento, ocorre quando a companhia julga que a cotação de sua ação está baixa, ela pode reunir várias ações em uma. Em geral, esse processo reduz a volatilidade dos papéis.

Existe uma pretensão por parte da empresa de que após Grupamento de ações, a volatilidade das ações também possa cair. Porém, é fato que os fundamentos da empresa não deixaram de ser piores ou melhores apenas pelo grupamento da mesma.

Ou seja, a probabilidade de a ação continuar caindo ainda é grande.

Veja mais sobre: Grupamento de ações


Tendência