Connect with us

Dinheiro

Conta de luz fica mais cara em junho

Publicado

em

luz
Imagem de Yulia Gapeenko

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (30) que a bandeira tarifária para o mês de junho será vermelha patamar 1. Essa decisão implicará um acréscimo de R$ 6,00 a cada 100 kWh consumidos na conta de luz dos brasileiros. A medida é uma resposta direta à diminuição do volume de chuvas e à consequente redução na geração de energia pelas hidrelétricas, conforme projeções divulgadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com a queda das afluências nos reservatórios, o sistema elétrico nacional precisará acionar usinas termoelétricas. Essas usinas, que utilizam combustíveis fósseis, possuem um custo de produção significativamente mais elevado. Esse cenário justifica a alteração da bandeira, que esteve verde nos meses anteriores, e serve como um alerta para o uso consciente da energia elétrica por parte dos consumidores em todo o país.

A elevação na tarifa de energia elétrica se soma a um contexto econômico complexo para as famílias brasileiras. Este novo custo se junta a recentes aumentos de impostos proporcionado pelo governo Lula, o que levanta debates sobre a gestão dos gastos públicos e o impacto sobre as camadas de menor poder aquisitivo.

Compartilhar:

Tendência

As publicações no site Money Invest têm um caráter meramente informativo, servindo como boletins de divulgação, e não devem ser interpretadas como recomendações de investimento. Leia mais

Mercado de Criptomoedas, Bolsa de Valores. Money Invest: O futuro do dinheiro.

2018 - 2025 - Money Invest - Todos os direitos reservados