Connect with us

Mercado de Ações

Bolsa derretendo, hora de comprar?

Publicado

em

Bolsa derretendo, hora de comprar?

Saiba se é a hora de comprar ações, mesmo com a crise do novo coronavírus e das ações despencando.

Alguns tipos de investimentos são mais seguros que outros, por exemplo, as aplicações de renda fixa. Nesse caso, o rendimento é determinado por uma taxa constante desde o início e o investidor pode estimar o valor depois de um tempo, não tendo riscos de sofrer com essa aplicação.

Já outras opções disponíveis para investir apresentam comportamento e riscos diferentes, com parâmetros que oscilam mais. Isso se torna ainda mais visível em meio a uma crise como acontece durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Um exemplo menos estável é a Bolsa de Valores. Esse elemento do mercado financeiro sofre alterações diárias e é afetado por todos os fatores do cenário econômico e de saúde global. Então, como saber se é hora de comprar ações e como fazer isso de forma segura?

Como a pandemia afeta a Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é composta por um grande complexo de transações financeiras que lida com o valor de uma empresa ou produto. 

Essa cotação é definida de acordo com o cenário econômico do momento e as perspectivas futuras. 

Ou seja, o desempenho de uma empresa define sua situação atual, mas as projeções para o momento seguinte também afetam o seu valor no mercado. Por isso, é preciso se planejar bastante antes de comprar ações.

No caso da pandemia da Covid-19, as pessoas precisam permanecer em casa para não se contaminar com o vírus e isso altera os hábitos de consumo. Desse modo, certos itens são mais consumidos, como os produtos de higiene e os medicamentos. 

Isso causa uma mudança brusca na arrecadação de muitas empresas e, consequentemente, afeta seu valor no mercado.

Com uma arrecadação menor, o valor das ações caem. Por outro lado, setores essenciais como a indústria farmacêutica aumentaram o seu rendimento e lucro e assim possuem uma valorização das suas ações.

Como saber se é a hora de comprar ações

É importante compreender que nenhum investimento é cem por cento livre de riscos. Então, por mais cuidadoso que seja o investidor, ele precisa considerar a possibilidade de perdas. 

Sabendo disso, quem deseja trabalhar com finanças precisa reunir as informações mais importantes antes de iniciar suas aplicações, assim os riscos são minimizados, mas não totalmente suprimidos.

Alguns momentos são mais propícios para negociar ações. Mas, mesmo nos períodos mais difíceis é possível avaliar o cenário, comportamento empresarial e do consumidor, perspectivas e o histórico da empresa, para escolher a melhor forma de aplicar dinheiro nessa modalidade.

Veja também:  Ibovespa: as piores ações do 1º semestre de 2024

Além disso, é muito bom conhecer as taxas e como funciona o retorno financeiro desses investimentos. 

Histórico de rendimento da empresa

Uma dica para quem deseja investir seu dinheiro em um momento delicado da economia é avaliar o histórico das empresas. 

Ou seja, verificar como é o comportamento financeiro daquela companhia durante um longo período de tempo. Inclusive nos anos em que ocorreram outras crises e recessões.

Uma instituição estável que se abalou pouco nas outras ocasiões, ou então que apresenta uma melhora significativa após períodos assim, são mais seguras para se investir. Isso porque mostram que podem se recuperar em um prazo menor sem o risco de dar muito prejuízo para o investidor. 

Outro ponto para observar nessa avaliação é as oscilações ao longo do tempo. Pouca oscilação e com menor frequência significa maior estabilidade. Já os empreendimentos que sofrem muita mudança de valor com o passar do tempo são mais instáveis e mais arriscados para se investir.

Setores econômicos

Outro ponto importante para avaliar é o setor econômico no qual o investidor vai aplicar seu dinheiro. 

O cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus forçou uma mudança no comportamento da população. Por isso alguns setores ainda possuem entrada de dinheiro, até mesmo aumentaram o faturamento, enquanto outros estagnaram e alguns até mesmo perderam valor em suas ações.

Por exemplo, o isolamento social que evita o contágio do vírus fez o ramo da hotelaria parar de funcionar. 

Já a área de insumos médicos aumentou sua produção e arrecadação. Outro tipo de comércio que está crescendo é a compra e venda online, indústrias que trabalham com e-commerce também pode aumentar sua renda.

Esses aspectos mostram porque é necessário conhecer a importância de cada setor nos diversos momentos.

Cuidados na hora de investir

Os cuidados e precauções são essenciais no momento de realizar um investimento. Essa é uma medida utilizada para poupar dinheiro e fazê-lo render, por isso é preciso ter atenção com as condições e funcionamento de cada caso. Somente assim é possível ter resultados positivos com base no objetivo do investidor.

Seguir essas precauções não é tão difícil quanto parece. Atualmente é possível encontrar meios de informação que explicam o mercado financeiro de forma simplificada e muito mais fácil de compreender. 

Conhecendo os elementos e fatores que modificam a performance do mecanismo econômico, bem como a repercussão deles no cotidiano, o investidor tem autonomia para cuidar de seu capital. E assim será capaz de supor seu rendimento realizando projeções seguras.

Compartilhar:

Tendência