CONECTE-SE CONOSCO

Investimentos

MEI: As desvantagens em ser um microempreendedor individual

Publicado

em

MEI: As desvantagens em ser um Microempreendedor

Recentemente mostramos que MEI pode conseguir créditos com juros baixos usando o BNDES, o MEI também pode comprar carro zero com desconto no CNPJ.

Mas, como todo bom brasileiro, sabemos que não existe almoço grátis. Existe algumas desvantagens que iremos abordar.

Entre algumas desvantagens de ser um empreendedor individual estão:

1° Limitação de funcionários: pode também ser uma desvantagem caso necessite expandir suas atividades e contratar mais um funcionário. Capacidade produtiva devem ser mais limitadas, impedindo um pouco a expansão do negócio.

2 ° Aposentadoria limitadao direito à aposentadoria é somente em casos de morte e invalidez e não pode ser aplicado por tempo de contribuição (como em outros casos), sendo que o valor da aposentadoria é de apenas um salário mínimo.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Porque os Brasileiros estão fugindo da poupança?

3 ° Impostos fixos: O fato de haver impostos fixos é uma vantagem quando há renda ao empreendedor, torna-se uma desvantagem pois o imposto deverá ser pago mesmo mesmo sem faturamento.

4 ° Expansão limitada: o empreendedor individual não poderá ter nenhum sócio e nem abrir dois estabelecimentos. Isso limita a capacidade de expansão do negócio.

5° O limite de faturamento anual, reajustado, passou a ser de R$ 81.000,00. Se por um lado é um valor bem interessante para quem trabalha de carteira assinada, por outro lado limita muito a expansão do empreendimento. 

Mas não se assuste as desvantagens estão ligadas somente ao crescimento da empresa. Nada impede de você desenquadrar sua empresa quando ela atingir um patamar mais alto com um faturamento maior.

VOCÊ PODE GOSTAR:  PagSeguro quer construir sua própria plataforma de investimento

MEI tem muitas vantagens também

A segurança jurídica a que o MEI desfruta após o registro permite focar no desenvolvimento do negócio. Às vezes, possuir boas ideias e verba para desenvolver o planejado não é o suficiente. Poder manter o foco porque nenhum detalhe ficou para trás pode fazer toda a diferença.

E somente por estar amparado por uma lei federal é que o MEI tem vantagens caso contrário, não teria motivo de lançar o MEI e tirar muitos trabalhadores da informalidade.

Compartilhar:
Continue Lendo

Siga-nos no Google News

Siga-nos nas Redes Sociais

Ações Mais Procuradas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Receba notícia atualizadas