Connect with us

Investimentos

Porque os Brasileiros estão fugindo da poupança?

Publicado há

em

Brasileiros estão fugindo da poupança devido aos juros baixos

A Poupança tem perdido atratividade frente a outros investimentos. Isso porque o rendimento dos fundos de renda fixa sobe junto com a Selic. Já o rendimento das cadernetas, quando a taxa de juros está acima de 8,5%, está limitado em 6,17% ao ano mais a variação da TR (Taxa Referencial).

A Selic em baixa o crédito fica mais barato, o que alivia a vida das empresas e das pessoas, estimulando o consumo e melhorando as perspectivas para o futuro. Mas, e para os seus investimentos?

Porém, Juros mais baixos significam uma rentabilidade menor nas aplicações de renda fixa, como por exemplo a poupança que os pequenos poupadores estão acostumados. A queda da Selic, na verdade, é um lembrete de que para fazer o dinheiro render é preciso ter disposição para conhecer produtos alternativos e correr um pouquinho mais risco.

Para quem está acostumado com a caderneta, qualquer outro investimento pode parecer muito arriscado. Por isso, muitos começam aos poucos. Mesmo entre as opções mais conservadoras do mercado, há algumas melhores do que a poupança.

Tesouro Direto

Os títulos públicos negociados pela internet por meio do Tesouro Direto. Eles representam uma dívida do governo com os investidores, que será amortizada ao longo do tempo, com juros.

O Tesouro direto é um investimento de renda fixa e por isso, também sofre com a redução da taxa de juros. Mesmo assim, costumam ser mais vantajosos que a poupança. É possível comprar produtos que oferecem remuneração de 100% da Selic, por exemplo. Para o longo prazo, há títulos pagando juros de cerca de 4,4%, mais a variação da inflação (medida pelo IPCA).

Embora a caderneta seja isenta de IR (Imposto de Renda) e os títulos públicos, não, vale a pena fazer as contas. A partir do segundo ano do investimento, a alíquota de IR que incide sobre eles cai para apenas 15% dos rendimentos.

LCI e CDB

A LCI, atualmente, é o melhor produto de renda fixa no mercado, por ser isenta de IR. Para aplicar neste papel, é necessário escolher um prazo fechado. O valor mínimo para investimento é de R$ 100,00. Saiba mais no link.  

CDB é um produto com Liquidez Diária, ideal para pessoas que precisam do recurso a qualquer momento. Apesar de possuir incidência de imposto de renda, trata-se de um produto com excelente rentabilidade. O valor mínimo para investimento é de R$100,00. Saiba mais no link.  

Mercado de ações

O Mercado de ações é um investimento de alto risco, exigindo sempre a atenção redobrada do investidor para não perder todo o seu capital de uma hora para outra.

Ações envolve riscos e embora a taxa de lucro seja uma das mais altas entre as aplicações financeiras, o risco de perda também é maior.

Uma estratégias adequadas e conhecimento ajudam a minimizar e controlar esses riscos e dentro disso, conhecer o seu perfil de investidor é o primeiro passo antes de investir, é esse estudo que vai determinar os riscos que você está disposto a correr ou não.

Sugerimos que você consulte um especialista certificado ou entidades específicas antes de iniciar seus investimentos em ações.

VEJA TAMBÉM:

Investimentos para você começar com 100 reais

Continue lendo

Tendência