Connect with us

Mercado de Ações

Ibovespa cai 2,5% com dívida em alta e risco eleitoral

Publicado

em

Ibov
Foto de Pixabay

O Ibovespa fechou esta terça-feira (11) em forte queda. O índice recuou 2,5%, para 167.874 pontos, menor nível de fechamento desde 20 de janeiro.

A queda chama ainda mais atenção quando se olha para trás. Há poucas semanas, o Ibovespa chegou perto dos 200 mil pontos. Desde então, perdeu força e devolveu parte importante da alta.

Dívida pública chega a R$ 10,8 trilhões

As contas públicas voltaram para o radar dos investidores.

A dívida do setor público consolidado chegou a 81,9% do PIB em meados de 2026, algo próximo de R$ 10,8 trilhões. Vale lembre que em 2022, estava em 71,7%.

São mais de 10 pontos percentuais de aumento em menos de quatro anos.

Esse crescimento preocupa porque uma dívida maior pode deixar o governo com menos espaço para gastar e aumentar a pressão sobre juros e inflação. Para o mercado, a dúvida é até onde a dívida pode avançar e como o governo pretende colocar as contas em ordem.

Eleições também entram no radar

O cenário eleitoral acrescentou mais uma dose de incerteza.

Pesquisa CNT/MDA mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a frente nas intenções de voto em uma eventual disputa de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Para os investidores, o ponto não é apenas quem aparece na frente das pesquisas. A eleição começa a ganhar peso porque o próximo governo terá pela frente justamente o desafio de lidar com as contas públicas e a trajetória da dívida.

JPMorgan reduz projeção para o Ibovespa

Nesse ambiente, o JPMorgan reduziu sua projeção para o Ibovespa no fim de 2026, de 190 mil para 185 mil pontos.

O corte mostra uma postura mais cautelosa, mas não significa que o banco esteja projetando necessariamente uma queda a partir dos níveis atuais.

Com o Ibovespa aos 167.874 pontos, chegar aos 185 mil representaria uma valorização de aproximadamente 10,2% — e não 5,4%.

Compartilhar:

Adicione Money Invest como fonte preferecial no google

Siga Money Invest no Google News

Assunto do Momento

Acompanhe

Tendência


As publicações no site Money Invest têm um caráter meramente informativo, servindo como boletins de divulgação, e não devem ser interpretadas como recomendações de investimento. Leia mais

Mercado de Criptomoedas, Bolsa de Valores. Money Invest: O futuro do dinheiro.

2018 - 2026 - Money Invest - Todos os direitos reservados