Dinheiro
Governo Lula vai intervir nos preços dos alimentos na tentativa de frear a alta da inflação


O governo federal anunciará medidas para conter os preços dos alimentos uma das principais preocupações do atual governo: a inflação. O chefe da Casa Civil, Rui Costa, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu propostas concretas e imediatas que tragam alívio na inflação.
As medidas exatas ainda estão sendo estudadas, mas há uma chance de que o governo Lula controle diretamente os preços dos alimentos como uma ferramenta para conter a inflação.
Essa política de preços remete a outros exemplos de iniciativas semelhantes adotadas em diferentes países, como o caso da Argentina, que fixou os preços durante o governo do ex-presidente Alberto Fernández.
Naquela época, Fernández listou mais de mil itens cujos preços deveriam ser mantidos fixos por 90 dias. Por mais que a ideia fosse conter a inflação, isso foi o que saiu como uma jogada muito ruim porque levou a resultados muito sérios; um recorde histórico de 160,9% na inflação (a maior desde 1991) e uma economia paralisada.
Agora, enquanto o governo Lula busca respostas, a discussão sobre o quão arriscado ou útil é para o mercado intervir ganha mais atenção.
Inflação em alta no Brasil
De acordo com o boletim Focus do Banco Central divulgado na última segunda-feira (20), a taxa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 5,08%, ante 5% na semana passada.
-
Criptos1 semana atrásSolana prova sua força em meio à falha da Amazon Web Services
-
Dinheiro1 semana atrásPix na mira: Receita vai cruzar dados com o IR; multas de 75% a 150%
-
Mercado de Ações1 semana atrásBolsa de Valores amplia horário do pregão a partir de novembro
-
Memecoins1 semana atrásShiba Inu ($SHIB) está morta? Baleias tentam “acordar” a memecoin
-
Memecoins1 semana atrásTop 3 memecoins para investir em novembro 2025
-
Empresas1 semana atrásA OpenAI, dona do ChatGPT, quer entrar na bolsa valendo US$ 1 trilhão
-
Criptos1 semana atrásPreço do Bitcoin recua para US$ 106.400 após semanas de alta
-
Memecoins1 semana atrásPepeNode estreia com queda de 50% — seria o fim da onda das memecoins?

