CONECTE-SE CONOSCO

Notícias

Dexametasona: O medicamento eficaz contra a COVID-19

Publicado

em

Um diretor médico da Inglaterra comemorou a descoberta de que a droga esteroide dexametasona pode salvar vidas principalmente daqueles gravemente doentes com o COVID-19 como o resultado de teste mais importante até agora.

A droga esteroide e barata reduziu em um terço as mortes em pacientes hospitalizados com Covid-19 em um grande estudo. Éa primeira vez em que uma droga mostrou melhorar as chances de sobrevivência da doença nos pacientes mais graves.

Os dados completos do estudo ainda não foram publicados. Mas especialistas adotaram imediatamente os resultados como uma alternativa. A droga, dexametasona, está amplamente disponível e é usada para tratar doenças como artrite, reumatóide, asma e alguns tipos de câncer.

Em um comunicado, Patrick Vallance, principal consultor científico do governo do Reino Unido, chamou o resultado de “Uma baita notícia” e “um desenvolvimento inovador na luta contra o COVID-19”. Scott Gottlieb, ex-comissário da Administração de Medicamentos e Alimentos dos EUA, chamou de “uma descoberta muito positiva” em uma entrevista na CNBC. “Acho que precisa ser validado, mas certamente sugere que isso pode ser benéfico nesse cenário”

VOCÊ PODE GOSTAR:  Honda sofre ataque hacker "ransomware" e suspende parte da produção

O estudo designou aleatoriamente 2.104 pacientes para receber seis miligramas de dexametasona uma vez ao dia, por via oral ou injeção intravenosa. Estes foram comparados com 4.321 pacientes designados para receber os cuidados usuais isoladamente. 

Nos pacientes que precisavam estar em um respirador, a dexametasona reduziu a taxa de mortalidade em 35%, o que significa que os médicos impediriam uma morte tratando oito pacientes ventilados. Naqueles que precisavam de oxigênio, mas não eram ventilados, a taxa de mortalidade foi reduzida em 20%, o que significa que os médicos precisariam tratar 25 pacientes para salvar uma vida. Ambos os resultados foram estatisticamente significantes.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Petrobras anuncia redução de 1,5% nos preços dos combustíveis nas refinarias

A dexametasona é a primeira droga a ser mostrada para melhorar a sobrevida no COVID-19“, disse Peter Horby, um dos principais pesquisadores do estudo e professor do Departamento de Medicina de Nuffield, na Universidade de Oxford. Ele acrescentou que o medicamento agora deve se tornar o tratamento padrão para pacientes com Covid-19 que precisam de oxigênio. “A dexametasona é barata na prateleira e pode ser usada imediatamente para salvar vidas em todo o mundo.

Compartilhar:

Ações Mais Procuradas

Siga-nos no Google News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Siga-nos no Twitter

Receba notícia atualizadas