Connect with us

MEI

Alerta: Possível aumento de impostos para MEI e Simples está em estudo

Publicado

em

Alerta: Possível aumento de impostos para MEI e Simples está em estudo
Imagem: Joel santana Joelfotos / Pixabay


O governo Lula quer aumentar arrecadação, e para isso, está direcionando sua atenção para setores em crescimento, como o dos microempreendedores individuais (MEI). Está sendo elaborada uma proposta para aumentar o limite de faturamento para MEIs e contribuintes do Simples Nacional, o que resultará em um aumento no recolhimento previdenciário.

Siga Money Invest no  Google News Money Invest

Segundo o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, essa medida ajudará a aliviar a Previdência Social, que enfrenta longas filas e problemas na arrecadação. Ele destaca que, atualmente, tanto quem ganha R$ 500 por mês quanto quem ganha R$ 6.500 acaba recolhendo praticamente a mesma quantia como MEI. França questiona por que não permitir que quem deseja contribuir com mais possa fazê-lo, proporcionando um maior suporte à Previdência.

Veja também:  Imposto do MEI aumenta com reajuste do salário mínimo em 2024

Para muitos economistas, aumentar a carga tributária para compensar os desequilíbrios, distorções e má gestão não resulta necessariamente em maior arrecadação. Atualmente, o governo Lula tem optado por aumentar os gastos públicos, financiados pelo aumento de impostos, descartando cortes de despesas, o que é considerado uma política errada pelos economistas.

Compartilhar:

Tendência