Connect with us

Investimentos

Ouro é o melhor investimento em tempos de incertezas

Publicado

em

Compartilhar:
Ouro é o melhor investimento em tempos de incertezas
Foto: Getty Images

O ouro manteve seu valor ao longo dos tempos. As pessoas vêem o ouro como uma maneira de preservar sua riqueza de uma geração para geração. 

Desde os tempos antigos, as pessoas valorizam as propriedades únicas do metal precioso. O ouro não enferruja e pode ser derretido sobre uma chama comum, facilitando o trabalho e o carimbo como uma moeda. 

Além disso, o ouro tem uma cor única e bonita. Os átomos em ouro são mais pesados ​​e os elétrons se movem mais rapidamente, criando absorção de alguma luz; um processo que levou a teoria da relatividade de Einstein a descobrir. 

Historicamente, o ouro tem sido uma excelente proteção contra a inflação, porque seu preço tende a subir quando o custo de vida aumenta. Nos últimos 50 anos, os investidores viram os preços do ouro dispararem e o mercado de ações mergulhar durante os anos de alta inflação. 

Isso ocorre porque quando a moeda fiduciária perde seu poder de compra devido a inflação. Além disso, o ouro é visto como uma boa reserva de valor para que as pessoas sejam incentivadas a comprar quando acreditarem que sua moeda local está perdendo valor.

Ouro nos tempos de crise

O ouro não perde valor somente nos tempos de incerteza financeira, mas em tempos de incerteza geopolítica. É freqüentemente chamado de “mercadoria de crise”, porque as pessoas fogem para sua relativa segurança quando as tensões mundiais aumentam.

Aumento da procura

O aumento da riqueza das economias emergentes impulsionou a demanda por ouro. Em muitos desses países, o ouro está entrelaçado na cultura. A Índia por exemplo é uma das maiores nações consumidoras de ouro do mundo. 

Assim, a época do casamento indiano em outubro é tradicionalmente a época do ano em que há a maior demanda global por ouro (embora tenha caído em 2012).

A demanda por ouro também cresceu entre os investidores. Muitos estão começando a ver as commodities, principalmente o ouro, como uma classe de investimento na qual os fundos devem ser alocados . De fato, o SPDR Gold Trust se tornou um dos maiores ETFs dos EUA, além de um dos maiores detentores de barras de ouro em 2008, apenas quatro anos após sua criação.

Continue Lendo

Ações mais Procuradas

Receba notícia atualizadas