Dinheiro
O governo Lula já é considerado o que mais aumentou impostos para os brasileiros

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está trabalhando intensamente para aumentar a arrecadação de impostos. A responsabilidade de implementar essas medidas recai sobre o atual Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Várias ações foram anunciadas, e a equipe econômica estima que possam gerar mais de R$ 200 bilhões em receitas.
No primeiro trimestre, a arrecadação federal aumentou 8,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento real foi de 7,2%, o melhor resultado para o trimestre desde 1995.
A retomada da cobrança de PIS/Cofins sobre combustíveis, cujas alíquotas foram zeradas no governo Bolsonaro, contribuiu para a melhoria na arrecadação. O governo Lula parece decidido a continuar aumentando os impostos para compensar a falta de cortes de gastos necessários.
Para equilibrar as contas públicas, a equipe econômica estima que será necessário aumentar a receita líquida em cerca de R$ 280 bilhões. Portanto, mais impostos podem estar a caminho.
Nas redes sociais, Fernando Haddad tem recebido apelidos como “Taxad” e “Zé do Taxão”.
-
Criptomoedas1 semana atrásBitcoins perdidos para sempre: 807 BTC presos em carteira que ninguém abre
-
Criptos6 dias atrásBaleias de Bitcoin param de comprar e padrão lembra mercado de baixa de 2022
-
Empresas6 dias atrásCorreios registram prejuízo de R$ 3,16 bilhões no primeiro trimestre de 2026
-
Mercado de Ações6 dias atrásDeclaração do IR pode deixar de existir até 2029
-
Criptomoedas6 dias atrásAlguém quis sair do Bitcoin a qualquer custo — e pagou US$ 29 milhões por isso
-
Criptomoedas6 dias atrás3 criptomoedas para acompanhar agora: ZCash, Dash e Dogecoin em junho de 2026
-
Criptos5 dias atrásPreço do Bitcoin entra em alerta após cair abaixo de US$ 69 mil
-
Mercado de Ações3 dias atrásBolsa brasileira apaga ganhos após topo de 199 mil pontos

