Mercado de Ações
Ibovespa afunda em sessão de aversão global com Covid-19

Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa afundava nesta sexta-feira, acompanhando clima de aversão global após a descoberta de uma variante possivelmente resistente a vacinas, e em meio ao recrudescimento da pandemia, especialmente na Europa.
Às 10:52, o Ibovespa caía 2,78%, a 102.869,83 pontos. O volume financeiro era de 3,6 bilhões de reais.
As empresas ligadas a turismo e viagens Gol (GOLL4), CVC e Azul eram as maiores quedas em percentual do índice, enquanto em pontos, a Vale dava a maior contribuição negativa.
Pouco se sabe sobre a variante, detectada primeiramente na África do Sul, e depois em Botswana e Hong Kong, mas cientistas dizem que ela tem uma combinação atípica de mutações, e pode ser capaz de evitar respostas imunológicas e ser mais transmissível.
O enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à Covid-19, David Nabarro, disse que é apropriado estar preocupado com a disseminação da nova variante do coronavírus identificada na África do Sul.
Os futuros de ações norte-americanos cediam antes da abertura, enquanto o mercado acionário europeu caminhava para a pior sessão em mais de um ano.
Há pouco, a Anvisa recomendou restrição para voos e viajantes de África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
No cenário doméstico, fora o noticiário da Covid-19, investidores seguem atentos a qualquer novidade sobre a PEC dos Precatórios, que deve ser votada em comissão no Senado na semana que vem.
Destaques
Gol PN (GOLL4) cedia 11%, Azul PN (AZUL4) caía 9,8% e CVC ON (SA:CVCB3) afundava 8,9%. Setor aéreo e de turismo é muito sensível ao noticiário da Covid-19 e havia mostrado forte alta na véspera, especialmente Gol e CVC. Embraer ON (EMBR3) caía 7,9%.
Vale ON (VALE3) caía 3,7%, enquanto CSN ON (CSNA3) afundava 5,4% e Usiminas PN (USIM5) recuava 5,1%, acompanhando queda no contratos futuros do minério de ferro e aço na China, dada a preocupação com a nova variante e novos casos de Covid-19 em Xangai, aumentando as preocupações dos investidores sobre a recuperação econômica global.
Petrobras PN (PETR4) caía 2,6% e ON cedia cerca de 3%, com petróleo afundando mais de 5%, também por conta da Covid-19.
Bradesco PN (BBDC4) recuava 3,6% e Itau Unibanco PN (ITUB4) tinha queda 2,5%.
Localiza ON (RENT3) cedia 4% e UNIDAS ON caía 4,5%. O jornal Valor Econômico publicou que Localiza ofereceu a venda da marca Unidas para conseguir aprovação para a compra da rival junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Representantes o Cade não se manifestaram de imediato. A Localiza apenas afirmou em comunicado que “a operação está em processo de análise pelo Tribunal do Cade”.
Suzano (SUZB3) ON, Klabin UNIT (KLBN11) E Rede D’Or São Luiz SA (RDOR3) eram os únicos papéis do Ibovespa operando no positivo.
As informações são da Reuters
Veja também:
-
Dinheiro1 semana atrásItaú, Bradesco e Santander fecham centenas de agências pelo Brasil
-
Empresas1 semana atrásBoicote faz dona da Havaianas perder R$ 150 milhões em valor de mercado
-
Dinheiro1 semana atrásA conta que não fecha: diesel cai na refinaria, mas o alívio não chega ao seu bolso
-
Dinheiro1 semana atrásCaos nos Correios: empresa em crise atrasa grande parte das entregas
-
Memecoins1 semana atrásPEPE chega ao fim de 2025 longe do auge
-
Criptos1 semana atrásTrump Media vai às compras: empresa acumula Bitcoin silenciosamente
-
Criptos1 semana atrásSolana (SOL): preço ameaça bater em US$ 100
-
Dinheiro6 dias atrásOuro dispara e bate recorde histórico: alta já passa de 75% em 2025

