Connect with us

Dinheiro

DPVAT: Lula ressuscita imposto em um país que já sofre com a alta carga tributária

Publicado

em

DPVAT: Lula ressuscita imposto em um país que já sofre com a alta carga tributária
Imagem: ( Joel santana Joelfotos / Pixabay)
Google news

O governo federal vai retomar a cobrança do DPVAT, o seguro obrigatório de veículos que deixou de ser pago no governo Bolsonaro em 2020. A proposta de recriação do imposto deve ser votada no Congresso Nacional em fevereiro, após o recesso parlamentar.

De acordo com o relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), os detalhes ainda serão definidos, mas a ideia é que a gestão dos recursos continue a ser feita pela Caixa Econômica Federal e que parte dos gastos com tratamentos médicos passe a ser responsabilidade do SUS.

Veja também:  Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 9,33%

A decisão do governo Lula de ressuscitar o DPVAT é criticada por parte da população, que já sofre com a alta carga tributária do país. O Brasil está entre os países com as maiores cargas tributárias do mundo, com 33,71% do PIB.

No entanto, outros países com cargas tributárias elevadas, como a Dinamarca, a Finlândia e a Bélgica, investem os impostos em serviços públicos de qualidade, que beneficiam a população. No Brasil, a carga tributária é alta, mas os serviços públicos são precários.

Compartilhar:

Tendência