Connect with us

Dinheiro

Como sacar o dinheiro esquecido nos bancos, veja passo a passo

Publicado

em

Como sacar o dinheiro esquecido nos bancos, veja passo a passo
Imagem: EBC

O BC estima que há cerca de R$ 8 bilhões em “valores a serem devolvidos”. Nessa primeira fase do serviço, contudo, estão disponíveis R$ 3,9 bilhões.

Segundo o Banco central, contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível ou tarifas cobradas indevidamente podem ter direito de sacar o dinheiro esquecidos nos bancos.

O BC criou uma página específica para consultas e agendamentos do dinheiro esquecido nos bancos. Para receber o crédito, é fundamental conta no Portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais. O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.

Como sacar o dinheiro esquecido nos bancos

Passo 1° Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. O primeiro acesso ao site do BC permite ver se há dinheiro a receber, mas não mostra o valor a ser devolvido. Ao fazer a consulta, o cliente do banco recebe uma data e período para consultar o saldo e solicitar o resgate.

Veja também:  Alta na conta de luz: Taxa extra da conta vai subir até 64%

Passo 2: Fazer login com sua Conta Gov.br (nível prata ou ouro) em sistema do Ministério da Economia.

Passo 3: Consultar o valor a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; e informações adicionais, quando for o caso.

Passo 5: Clicar na opção que o sistema indicar: “Solicitar por aqui” significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis: Selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais; guardar o número de protocolo para entrar em contato com a instituição, se precisar. “Solicitar via instituição” significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis. Nesse caso, é preciso entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

Veja também: Rendimento da poupança hoje

Compartilhar:

Tendência