Connect with us

Dinheiro

Poupança tem resgate líquido de R$11,747 bi em maio, diz BC

Publicado

em

Poupança tem resgate líquido de R$11,747 bi em maio, diz BC

SÃO PAULO (Reuters) – A caderneta de poupança fechou maio com saques líquidos pelo quinto mês consecutivo, mostraram dados do Banco Central divulgados nesta sexta-feira.

A aplicação financeira mais procurada pelos brasileiros registrou um saque líquido de 11,747 bilhões de reais no mês passado, após uma perda líquida de 6,252 bilhões de reais em abril.

Em maio do ano passado, houve depósitos líquidos de 3,515 bilhões de reais, mas 2022 terminou com um resgate total acumulado recorde de 103,237 bilhões de reais, no segundo ano seguido de perdas da aplicação.

No mês passado, os saques superaram os depósitos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) em 10,444 bilhões de reais. Já na poupança rural, as saídas líquidas foram de 1,303 bilhão de reais.

Veja também:  Rendimento da poupança hoje: 08/10/2021

No ano, a poupança acumula uma perda de 69,232 bilhões de reais. O movimento de saques ocorre em meio a um cenário de juros elevados, que reduz a competitividade da poupança frente a outros investimentos.

Nesta terça, o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, afirmou em entrevista coletiva que a autarquia está sempre estudando a rentabilidade da poupança para deixar a aplicação “rentável e sustentável”, e levando em conta os impactos agregados.

(Por Fabrício de Castro)

Informações Reuters

Compartilhar:

Tendência