Connect with us

Dinheiro

Casa Branca alerta para plano da China de enfraquecer o dólar americano

Publicado

em

Casa Branca alerta para plano da China de enfraquecer o dólar americano
Imagem: REUTERS/Jose Luis Gonzalez

De acordo com uma declaração recente do economista da Casa Branca, Jared Bernstein, há indícios de que a China está buscando enfraquecer o dólar americano, visando reduzir seu poder como moeda de reserva internacional.

Bernstein destacou a importância de abordar o debate em torno do teto da dívida dos EUA para proteger o valor do dólar, diante dos esforços dos países do BRICS liderados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para reduzir a influência da moeda americana.

O grupo de países BRICS tem buscado eliminar o dólar americano do comércio interno, o que tem gerado preocupações na Casa Branca. Bernstein discutiu a questão com o Comitê Bancário do Senado e sugeriu que aumentar o teto da dívida poderia ajudar a preservar o valor do dólar.

Veja também:  Cartão de crédito anuidade grátis para sempre

A China, como segunda maior economia do mundo, tem registrado um crescimento significativo, o que tem afetado a posição do dólar no cenário internacional.

Os dados positivos de crescimento da China, bem como o forte desempenho salarial do Reino Unido, impulsionaram a libra britânica e fizeram com que o dólar caísse em relação à maioria das principais moedas na terça-feira.

A estrategista global de câmbio e taxas da Macquarie em Nova York, Thierry Wizman, afirmou que o desempenho econômico global tem sido desfavorável para o dólar, quando comparado com outras moedas.

Compartilhar:

Tendência