CONECTE-SE CONOSCO

Mercado de Ações

ADRs da Eletrobras sobem após aprovação no Senado de MP da privatização

Publicado

em

ADRs da Eletrobras sobem após aprovação no Senado de MP da privatização

Às 18h38 (horário de Brasília), a EBR, correspondente aos papéis ordinários da elétrica, avançavam 7,41% a US$ 9,28 e a EBR-B, corresponde aos papéis preferenciais, subiam 3,27% a US$ 8,83, ambas no after-market da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse).

Senado aprova MP que desestatiza Eletrobras

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (17), na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 7/2021), a medida provisória que permite a desestatização da Eletrobras (MP 1.031/2021). O texto foi modificado pelos senadores e, por isso, voltará para a Câmara dos Deputados. A MP precisa da aprovação final do Congresso até o dia 22, quando perde a validade.

O modelo de desestatização prevê a emissão de novas ações da Eletrobras, que serão vendidas no mercado sem a participação da União, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente por ela. Cada acionista, individualmente, não poderá deter mais de 10% do capital votante da empresa. A União terá uma ação de classe especial (golden share) que lhe garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas.

VOCÊ PODE GOSTAR:  As maiores baixas do Ibovespa desta sexta-feira (06)

Durante o dia, os senadores contrários à MP reiteraram que ela compromete a soberania nacional, ao tirar do controle do Estado a empresa que é a maior produtora e distribuidora de energia do país. Eles também argumentam que os termos do projeto criam “oligopólios setoriais” que vão reduzir a concorrência e encarecer as tarifas de luz. Para os parlamentares que se posicionaram a favor da desestatização, a proposta deve abrir caminho para mais investimentos em infraestrutura energética e para melhor atendimento a regiões remotas do país.

Fonte: Agência Senado

Compartilhar:

Ações Mais Procuradas

Siga-nos no Google News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Siga-nos no Twitter

Receba notícia atualizadas