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PIS/Pasep: saiba como consultar se você tem direito ao abono salarial

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PIS/Pasep: saiba como consultar se você tem direito ao abono salarial

O PIS/Pasep é um benefício importante para os trabalhadores brasileiros. O pagamento desses benefícios será feito de acordo com o cronograma de 2021, mas alguns grupos de trabalhadores ainda não estão programados para receber.

O governo federal realiza nesta segunda-feira (17), o pagamento do último lote do abono salarial PIS/Pasep em 2023. Os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro e servidores públicos com final de inscrição 8 ou 9 já podem sacar o benefício.

Calendário 2023

Ano-base 2021

Resolução CODEFAT nº 968 de 15 de dezembro de 2022

Nascidos em:Recebem a partir de:
Janeiro15/02/2023
Fevereiro15/02/2023
Março15/03/2023
Abril15/03/2023
Maio17/04/2023
Junho17/04/2023
Julho15/05/2023
Agosto15/05/2023
Setembro15/06/2023
Outubro15/06/2023
Novembro17/07/2023
Dezembro17/07/2023
Fonte: Caixa.Gov.Br

O Abono Salarial estará disponível para saque até 28/12/2023

Quem tem direito ao abono?

O direito ao abono é concedido aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais em 2021. Além disso, é necessário ter inscrição no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos (veja como verificar o número do PIS).

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No caso dos trabalhadores do setor privado, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021. É importante que todos os dados estejam corretamente informados pelo empregador ao governo.

O valor do abono é proporcional ao período em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada. Cada mês trabalhado corresponde a R$ 110, sendo que períodos iguais ou superiores a 15 dias são considerados como um mês completo.

Não têm direito ao abono os empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoas físicas, trabalhadores urbanos empregados por pessoas físicas e trabalhadores empregados por pessoas físicas equiparadas a jurídicas.

Verificar o PIS em 2023:

  1. Através da internet, acessando o site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. Utilizando o número do CPF no portal Meu INSS.
  3. Entrando em contato pelo telefone 0800-726-0207, no Atendimento Caixa ao Cidadão.
  4. Verificando na Carteira de Trabalho, utilizando apenas o número correspondente ao PIS.

Para mais informações acesse o site da Caixa.

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