Connect with us

Mercado de Ações

Ibovespa avança com apoio de Petrobras, mas fecha distante da máxima com piora de NY

Publicado

Em

Ibovespa avança com apoio de Petrobras, mas fecha distante da máxima com piora de NY
(Foto: Gisele Federicce)

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira pelo segundo pregão seguido, apoiado particularmente no avanço de Petrobras, mas distante da máxima da sessão diante do enfraquecimento das bolsas norte-americanas.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,38%, a 96.916,13 pontos. Mais cedo, no melhor momento, chegou a 98.291,10 pontos (+1,8%). Na mínima, chegou a 96.552,61 pontos.

O volume financeiro somou 17,8 bilhões de reais, abaixo da média diária do mês, de 22,9 bilhões de reais, e do ano, de 29,6 bilhões de reais.

A bolsa paulista abriu ainda refletindo a percepção de que o Federal Reserve (Fed) deve manter o ritmo de alta dos juros em 0,75 ponto percentual no final do mês, e não 1 ponto como se aventou após dados mais fortes de inflação na semana passada.

Notícias sobre medidas na China para apoiar o setor imobiliário também corroboraram os ganhos, assim como resultados de bancos nos Estados Unidos, entre eles o do Goldman Sachs.

Em Nova York, o S&P 50 chegou a avançar 1%, mas no começo da tarde perdeu fôlego, fechando com queda de 0,8%, pressionado particularmente pela Apple após a Bloomberg reportar que a empresa vai desacelerar contratações.

Na visão de Pedro Menezes, membro do comitê de investimento de ações e sócio da Occam Brasil, ninguém está acreditando em “melhora sustentável” do mercado norte-americano, principalmente após a notícia da Apple.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 9

A movimentação da Apple reforça preocupações com a atividade econômica global, já exacerbadas pela persistência das pressões inflacionárias e a provável resposta mais rígida de bancos centrais no mundo, especialmente o Fed.

De acordo com Marco Ribeiro Noernberg, sócio e chefe de renda variável na Manchester Investimentos, também pesou no mercado a possibilidade de um corte do gás russo para a União Europeia, dado o potencial efeito no crescimento do bloco.

O índice acionário pan-europeu STOXX 600 afastou-se das máximas no fechamento após notícia de que a russa Gazprom disse a clientes na Europa que não pode garantir o fornecimento de gás por causa de circunstâncias “extraordinárias”.

Destaques

PETROBRAS PN (PETR4) subiu 2,29% e PETROBRAS ON (PETR3) avançou 3,33%, embaladas pela alta dos preços do petróleo no exterior, que beneficiou também outras empresas do setor. PETRO RIO ON (PRIO3)  avançou 6,71% e 3R PETROLEUM ON (RRRP3) valorizou-se 2,26%. A Petrobras também anunciou nesta segunda-feira que realizará em 19 de agosto uma assembleia de acionistas para avaliar a nova lista de candidatos ao conselho de administração.

VALE ON (VALE3) fechou em alta de 0,53%, na esteira da alta dos preços do minério de ferro na Ásia, com os contratos futuros nas bolsas de Dalian e Cingapura voltando a negociar acima da marca de 100 dólares nesta segunda-feira, após a China tentar aliviar preocupações relacionadas às dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor imobiliário. CSN (CSNA3) MINERAÇÃO ON (CMIN3) cedeu 0,3%.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Poupança terá regra alterada e vai render menos se o BC continuar subindo os juros

RUMO ON (RAIL3) avançou 2,93%. Na última sexta-feira, a operadora ferroviária anunciou ao mercado que vendeu 80% de sua subsidiária EPSA, que administra os terminais 16 e 19 em Santos, para a operadora CLI por 1,4 bilhão de reais. O negócio será viabilizado por meio de um aumento de capital na CLI pelo fundo australiano Macquarie, que por sua vez passará a compartilhar o controle da CLI com o fundo IG4 Capital Investimentos, atuais acionistas.

– ECORODOVIAS ON (ECOR3) avançou 2,29%, tendo no radar que a sua controlada indireta Eco101 protocolou junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) intenção de colocar trecho da BR-101 para relicitação. A relicitação envolve a “extinção amigável” do contrato de concessão, bem como um termo aditivo com novas condições contratuais até a nova licitação do empreendimento.

– EZTEC ON (EZTC3) caiu 5,88%, tendo de pano de fundo prévia operacional do segundo trimestre da construtora, com queda de 20% nas vendas líquidas frente ao mesmo período do ano passado, para 229 milhões de reais, em desempenho que analistas, entre eles os do Credit Suisse e do Itaú BBA, consideraram fraco. O índice o setor imobiliário, que também inclui ações de empresas de shopping centers, cedeu 0,8%.

(Por Paula Arend Laier; edição de André Romani)

Informações são da Reuters

Compartilhar: