Dinheiro
“Estamos perto de ver o topo da inflação”, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (26) que o pico da inflação está próximo do fim, com melhora a partir do ano que vem.
“Está perto – olhando 12 meses – de ver o topo [da inflação], e a gente entende que, a partir do ano que vem, vai ver uma melhora”, disse Campos Neto, ao participar de evento virtual com empresas do mercado imobiliário, promovido pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).
Campos Neto afirmou que o BC imaginava, “em algum momento”, que o auge da inflação seria em setembro, mas isso não ocorreu em função dos “choques de energia [que] vieram de forma consecutiva, surpreendendo a todos”, e do aumento da gasolina subindo na bomba, puxado pelo etanol.

Projeção para o PIB
O presidente do BC também indicou que a instituição deve piorar sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 2022, mas não na magnitude apontada pelo mercado em suas últimas estimativas.
A última conta do BC, de alta de 2,1%, será provavelmente revista para baixo, disse, “mas não tão baixo” como a mediana em expectativas de agentes do mercado.
No último boletim Focus, a perspectiva do mercado era de crescimento de apenas 0,7% para a economia brasileira em 2022.
*Com informações da Agência Reuters e Agência Brasil
-
Dinheiro1 semana atrás“Redução do IPVA vai privilegiar os ricaços”, diz deputado do PT
-
Memecoins1 semana atrásPrevisão de preço do Shiba Inu aponta alta de 71% até 2030
-
Criptos1 semana atrásEthereum reduz consumo de energia em mais de 99,9%
-
Criptos6 dias atrásBitcoin recebe sinal técnico raro de alta no preço
-
Mercado de Ações6 dias atrásISA Energia protocola oferta de ações de até R$ 1,3 bi
-
Dinheiro6 dias atrásReceita paga cashback do Imposto de Renda hoje
-
Criptomoedas6 dias atrásIA ajuda Ethereum a corrigir falha crítica no protocolo
-
Criptos1 semana atrásLAB despenca 54% após venda ligada à própria equipe

