Connect with us

Empresas

Raízen vai comprar unidade de açúcar e etanol da Louis Dreyfus Biosev

Publicado

em

Raízen vai comprar unidade de açúcar e etanol da Louis Dreyfus Biosev

SÃO PAULO / NOVA YORK (Reuters) – A brasileira Raízen, joint venture entre a Royal Dutch Shell Plc e a Cosan SA, concordou em comprar a Biosev (BSEV3), unidade de açúcar e etanol controlada pela Louis Dreyfus, em um negócio à vista, as empresas disseram na segunda-feira.

A Raízen vai pagar 3,6 bilhões de reais (US $ 670,3 milhões) aos acionistas da Biosev, que também receberão 3,5% das ações preferenciais da Raízen, mais 1,49% das ações resgatáveis, disse em um documento regulatório. A empresa se recusou a divulgar o preço total de compra.

O acordo fortalece a posição da Raízen como a maior produtora de açúcar do mundo em um momento em que os preços do açúcar estão perto dos níveis mais altos em quatro anos. Também aumenta a presença da Raízen no mercado de energia da América do Sul.

Após a aquisição, a empresa passará a operar 35 usinas no Brasil com capacidade de moagem de cana-de-açúcar de 105 milhões de toneladas por ano, equivalente a 17% da safra centro-sul do Brasil em 2019/20. A Biosev e a Raízen produziram cerca de 5 milhões de toneladas de açúcar e 3,84 bilhões de litros de etanol em 2019/20.

“Foi uma grande oportunidade. A Biosev tem boas plantas; eles têm um bom funcionamento. O problema lá era financeiro, não operacional ”, disse o presidente-executivo da Raízen, Ricardo Mussa, à Reuters.

“A Biosev tem uma flexibilidade maior para mudar a produção do açúcar para o etanol. Isso se encaixará bem em nossa estratégia de expandir a produção de etanol. ”

A Raízen, que registrou receita líquida de 120 bilhões de reais em 2019/20, é uma grande distribuidora de combustíveis no Brasil e na Argentina. A empresa recentemente fez licitações para as refinarias pertencentes à estatal brasileira Petrobras.

As ações da Biosev subiram 6% no Brasil, enquanto as ações da Cosan SA, sócia da Shell no empreendimento Raízen, subiram 4,4%.

A venda da Biosev dá continuidade à revisão das finanças da Louis Dreyfus depois que ela concordou em novembro em vender uma participação de 45% em seu principal negócio de comércio de commodities, Louis Dreyfus Company BV (LDC), para a empresa de investimento estatal de Abu Dhabi ADQ.

Louis Dreyfus não divulgou o preço da transação com a ADQ na época, mas especificou que pelo menos US $ 800 milhões dos recursos iriam para o pagamento de um empréstimo de US $ 1 bilhão que a LDC havia feito anteriormente para resgatar a Biosev.

A dívida da Biosev de cerca de 7,7 bilhões de reais não foi incluída no negócio e permanecerá com seus atuais acionistas.

A empresa disse que está em negociações com bancos para refinanciar dívidas de 4,13 bilhões de reais que devem permanecer após o pagamento à vista de Raízen de 3,6 bilhões de reais.

O acordo Raízen-Biosev também inclui um pagamento de earn-out de até 350 milhões de reais a ser feito pela Raízen aos acionistas da Biosev após o quinto aniversário da data de fechamento, que dependerá dos preços do açúcar e do etanol.

A Dreyfus vem procurando opções para a Biosev altamente endividada há anos, incluindo encontrar um parceiro ou vender a empresa.

Como a maior parte da dívida da Biosev era em moeda estrangeira, a forte desvalorização do real nos últimos dois anos agravou seu endividamento.

($ 1 = 5,3704 reais)

Reportagem de Roberto Samora e Marcelo Teixeira; Reportagens adicionais Gus Trompiz, em Paris, e Tatiana Bautzer, em São Paulo; Edição de Jan Harvey e Lisa Shumaker

Compartilhar:

Adicione Money Invest como fonte preferecial no google

Siga Money Invest no Google News

Assunto do Momento

Acompanhe

Tendência


As publicações no site Money Invest têm um caráter meramente informativo, servindo como boletins de divulgação, e não devem ser interpretadas como recomendações de investimento. Leia mais

Mercado de Criptomoedas, Bolsa de Valores. Money Invest: O futuro do dinheiro.

2018 - 2026 - Money Invest - Todos os direitos reservados