CONECTE-SE CONOSCO

Crypto

Pirâmide financeira: Fique esperto não caia nessa

Publicado

em

Pirâmide financeira: Fique esperto não caia nessa

Na prática, a pirâmide financeira é um modelo de negócios baseado na inclusão progressiva de novos membros financiadores em níveis ou “degraus” cada vez mais baixos. Quem está nos níveis mais altos recruta membros que para os níveis inferiores, ganhando comissões por essas novas inclusões se eventualmente parte dos ganhos obtidos pelos seus “recrutados”.

O caso do investidor Bernard Lawrence Madoff, que teria dado prejuízos de mais de R$ 65 bilhões a centenas de pessoas, é a maior fraude financeira individual da história. Madoff, que foi membro da National Association of Securities Dealers (NASD), organização que autorregula a indústria de ativos financeiros norte-americanos, teve seus bens congelados, foi condenado a 150 anos de prisão e terá que pagar indenizações de U$ 117 milhões.

Pirâmides financeiras é crime

Com o tempo, esse modelo entra em colapso e a pirâmide financeira desmorona. O motivo beira o óbvio: não há geração nem multiplicação de ganhos, o dinheiro investido apenas percorre toda a pirâmide, na direção de baixo para cima. Os níveis inferiores – a base – precisam de cada vez mais membros à medida que o tempo passa.

Ou seja, em determinado momento não haverá membros suficientes na base. Assim, o dinheiro para de entrar, os rendimentos prometidos não são pagos e é o fim de mais um esquema de pirâmide financeira. A prática é ilegal e configura crime contra a economia pública, previsto na lei nº 1.521/51. A pena vai de 6 meses a dois anos de prisão.

Nunca acredite em ganhos fora da realidade

Mas não é somente a existência de um produto à venda que deixa de caracterizar um esquema de pirâmide financeira. Muitas das pirâmides usam a venda de produtos justamente para disfarçar. Portanto, o melhor a fazer é sempre desconfiar de investimentos que prometem ganhos muito acima da média. Quase sempre não passam de golpe.

O modelo de pirâmide financeira é problemático porque, quando o pagamento chega aos patamares inferiores do negócio, o valor é insuficiente para pagar todos os membros. Não existe benefício final: o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, sendo que apenas as pessoas que estão no topo da pirâmide conseguem lucrar.

Compartilhar:
Continue Lendo

Ações Mais Procuradas

Siga-nos no Google News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Siga-nos no Twitter

Receba notícia atualizadas