De acordo com a CNN, a CIA (serviço de inteligência americano) e o Conselho Nacional de Segurança estariam monitorando a situação do ditador norte-coreano que está em estado grave após uma cirurgia. Kim Jong-un perdeu a comemoração do aniversário de seu avô em 15 de abril, o que levantou especulações sobre seu estado de saúde.
O Daily NK, um jornal on-line da Coréia do Sul que se concentra na Coréia do Norte, informa que Kim teria recebido um procedimento do sistema cardiovascular em 12 de abril. Fontes dizem que Kim passou por um procedimento no sistema cardiovascular por causa de “fumo excessivo, obesidade e excesso de trabalho”.
A Coréia do Norte controla rigidamente qualquer informação em torno do ditador que é tratado quase como uma divindade dentro do país. Suas ausências na mídia oficial do estado frequentemente provocam especulações e rumores sobre sua saúde.
A Coréia do Norte não tem imprensa livre e costuma ser um buraco negro no que diz respeito à liderança do país. Os analistas dependem bastante da verificação de despachos da mídia estatal e da exibição de vídeos de propaganda em busca de alguma pista.
Veja também:
- COVID-19 e economia internacional: vale a pena comprar dólar agora?
- 3 estratégias de investimento na sequência do surto de Coronavírus
- Coronavírus: rede social mineira com 10 milhões de usuários libera R$ 12.600,00 em anúncios para pequeno empresário
- Dívida caduca em 5 anos? Veja como funciona
- Fim do TED e DOC; Banco Central lança novo sistema de pagamentos instantâneos “PIX”
Esta notícia foi publicada em 21 de abril de 2020