Connect with us

Mercado de Ações

Ibovespa perde fôlego em meio a nova fala de Powell e atento à PEC dos Precatórios

Publicado

em

Ibovespa perde fôlego em meio a nova fala de Powell e atento à PEC dos Precatórios

SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice de ações brasileiras reduzia a alta nesta quarta-feira, em meio a mais declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reiterando a defesa para retirada de estímulos pelo banco central norte-americano.

Localmente, a análise da PEC dos Precatórios no Congresso seguia no radar do mercado.

Às 14:42, o Ibovespa subia 0,74%, a 102.671,27 pontos. Na máxima da sessão, o índice alcançou 104.086,68. O volume financeiro era de 17,2 bilhões de reais.

Powell disse que é apropriado o Fed considerar na próxima reunião acelerar a redução de estímulos. Ele também afirmou que, com os aumentos de preços persistindo por mais tempo e a uma taxa mais alta do que o esperado, o Fed precisa estar pronto para usar suas ferramentas a fim de lidar com a gama de “resultados plausíveis” para a inflação.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Ações IRB Brasil (IRBR3): saiba qual o preço hoje (29/07)

O Ibovespa diminuiu parte da alta em meio às declarações de Powell, em movimento similar ao das bolsas norte-americanas, em especial o Nasdaq.

Powell já havia indicado na véspera que o Fed deve acelerar a retirada de estímulos. Na ocasião, sua declaração de que era apropriado considerar uma redução da compra de títulos mais rapidamente derrubou os mercados acionários globais, junto com o receio da nova variante do coronavírus Ômicron, e quase fez o Ibovespa romper a barreira dos 100 mil pontos no intradiário.

O Fed deu início à redução do ritmo de compra de títulos no início de novembro e anunciou um cronograma de cortes que prevê sua conclusão em meados de 2022. Porém, é amplamente esperado que a autoridade monetária revisite esse cronograma na próxima reunião. A retirada de estímulos deve diminuir a liquidez dos mercados globais, tornando ativos de risco menos atrativos.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Bolsonaro testa positivo para o novo Coronavírus

Antes disso, o Ibovespa tinha uma recuperação mais vigorosa, após o tombo da véspera.

No front doméstico, investidores aguardam a análise da PEC dos Precatórios no plenário do Senado. O texto abre espaço para financiamento do programa social do governo, o Auxílio Brasil.

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) são as maiores contribuições para a alta do Ibovespa, enquanto a JBS (JBSS3) está na ponta oposta, em sessão negativa para frigoríficos. Varejistas tem sessão de perdas.

(Por Andre Romani)

Informações Agência Reuters

Compartilhar:

Siga-nos no Google News

Siga-nos nas Redes Sociais

Ações Mais Procuradas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Receba notícia atualizadas