Connect with us

Dinheiro

Copom sobe Selic a 11,75% ao ano e estima nova alta de 1 ponto

Publicado

em

Copom sobe Selic a 11,75% ao ano e estima nova alta de 1 ponto

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% a.a.

A atualização do cenário do Copom pode ser descrita com as seguintes observações:

No cenário externo, o ambiente se deteriorou substancialmente. O conflito entre Rússia e Ucrânia levou a um aperto significativo das condições financeiras e aumento da incerteza em torno do cenário econômico mundial. Em particular, o choque de oferta decorrente do conflito tem o potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em economias emergentes quanto avançadas.

O Comitê ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções. Para a próxima reunião, o Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Copom eleva Selic em 0,75 ponto, para 4,25% ao ano

O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.

Google news
Compartilhar: