Connect with us

Mercado de Ações

A misteriosa alta de 1200% da Eucatex

Publicado

em

A misteriosa alta de 1000% da Eucatex
Imagem: Facebook

Na última segunda-feira (16) a ação da empresa Eucatex (EUCA3) era negociada na B3 no valor de (R$ 11,51), Já nesta quinta-feira (19), a ação chegou a bater o valor de (R$ 155,00) uma alta de (1246,66%).

Em uma matéria da XP sobre o assunto, um gestor que não quis se identificar, disse que há algumas informações desencontradas sobre a companhia.

Entre elas, indicações sobre possível venda de controle e também notícias de que a própria família Maluf, controladora da empresa, estaria por trás das operações de compra.

Isso teria chamado a atenção da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) através da denúncia de um fundo de investimento minoritário sobre as operações que estariam impulsionando os ativos.

A CVM em nota, afirmou: que “acompanha e analisa informações envolvendo companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário, mas que não comenta casos específicos.”

Até o momento, não há nenhum motivo aparente para a super valorização, nem a divulgação de fatos relevantes ou comunicado ao mercado.

Comunicado ao Mercado – Esclarecimentos sobre questionamentos da CVM

REF.: Ofício B3 1113/2019-SLS de 16/12/2019

Tendo em vista as últimas oscilações registradas com a ação ON (EUCA3) de emissão desta Companhia, indagam V.Sas., se temos conhecimento dos motivos que levaram o aumento no número de negócios e quantidade de ações negociados.

Informamos que, até o momento, desconhecemos os motivos e as razões que levaram o mercado a realizar negócios envolvendo tanto as ações ON (EUCA3) quanto PN (EUCA4) desta Companhia. Gostaríamos de contar com o apoio de V.Sas. para identificarmos os responsáveis por tais oscilações.

Sendo o que nos apresenta para o momento, permanecemos à disposição para maiores esclarecimentos, se necessários.

Você também pode ver o comunicado completo (AQUI)

Empresa controlada pela família Maluf

A Eucatex é controlada pela família Maluf, que possui 59,8% do capital votante. Os filhos do político Paulo Maluf comandam a diretoria, com Flavio Maluf como presidente e Otavio Maluf no cargo de vice-presidente.

Ambos estão em cargos idênticos no conselho da companhia, que conta ainda com ex-ministro da Fazenda do período militar Antonio Delfim Netto e o ex-ministro da Indústria do governo Lula, Miguel Jorge.

O restante dos sócios incluem fundos estrangeiros, com 40% do capital votante, e 0,2% nas mãos de pessoas físicas.

O Grupo Eucatex atua nos segmentos da construção civil e indústria moveleira

Veja também: Eucatex: Ações sobe mais de 300% em apenas três dias