O PL 130/2021 prorroga o auxílio emergencial criado em função da pandemia de Covid-19 até junho de 2021, com o valor de R$ 600 mensais, e até dezembro de 2021 com o valor de R$ 300.
O projeto de lei, que altera a Lei 13.982/2000, é de autoria do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) e tramita na Câmara dos Deputados.
Côrtes lembra que o Brasil ultrapassou a marca de 200 mil mortes provocadas pela Covid-19. “Além disso, de acordo com especialistas, o País ainda não atingiu o pico da pandemia, sendo certo que a realidade que levou ao isolamento social deverá prevalecer nos próximos meses”, alerta.
Por isso, o deputado argumenta que é necessário prorrogar o pagamento do auxílio para as famílias afetadas pelo desemprego.
Como fonte de recursos, Côrtes sugere que o governo federal adie o pagamento de juros de suas dívidas com bancos: “Esses recursos poderiam ajudar a minimizar o impacto financeiro causado pelo pagamento do auxílio emergencial, já que estão previstos como despesas no orçamento federal”.
Auxílio Emergencial pode ser prorrogado, diz Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro disse na última segunda-feira, (09), acreditar que haverá uma prorrogação do auxílio emergencial, embora não tenha detalhado os valores e quem serão os beneficiários da nova etapa da ajuda encerrada no fim do ano aos chamados vulneráveis atingidos pela pandemia do novo coronavírus.
Com Agência Câmara de Notícias
Esta notícia foi publicada em 9 de fevereiro de 2021