Connect with us

Notícias

Paulo Guedes se complica e permanência fica em xeque.

Publicado

em

Foi divulgado na segunda-feira, 2 de dezembro de 2019 que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sofreu pressão da parte de governistas para demitir o ministro da economia Paulo Guedes.

Agentes do governo não se sentiram confortáveis com a recente declaração de Paulo Guedes sobre pedidos de um novo A.I.-5 caso protestos violentos organizados por militantes da oposição saiam do controle. Vale lembrar que Eduardo Bolsonaro também se manifestou sobre a volta do A.I.-5 e foi duramente criticado, fazendo com que se retratasse sobre a fala.

O que foi o A.I.-5? E porquê causa tanta polêmica?

A sigla é para Ato Institucional nº 5. Foi decretado em 1968 durante o governo militar do presidente Costa e Silva. Entre os 17 atos institucionais criados com o objetivo de conter revoltas e movimentos revolucionários, esse foi o mais duro. Ele revogava os mandatos e posses de políticos e servidores públicos que fossem considerados oposição aos militares. Declarava estado de sítio por tempo indeterminado e chegou até mesmo a fechar o congresso. Culminando em um período de autoritarismo e censura no Brasil.

Corremos o risco de voltarmos a viver na repressão?

Não é possível compararmos o Brasil com países como Venezuela, onde o presidente Nicolas Maduro conduz um regime ditatorial implantado em 1992, quando na ocasião governava Hugo Chávez. Ou com a Bolívia onde Evo Morales governava por 4 mandatos consecutivos. Ambos o países com graves suspeitas de fraudes no sistema eleitoral.

Tanto governo quanto oposição frisam que o Brasil vive o período mais democrático de sua história, fruto de um desenvolvimento político e social. Ações como o A.I.-5 nos dias de hoje não cabem mais no imaginário social, nem no político. Cada vez mais as mídias estão atuantes na luta por justiça, movimentos populares e ONGS também ocupam papéis importantíssimos hoje na política, pressionando cada vez mais o governo. Algo inconcebível na época do regime militar.

O presidente Bolsonaro, admitiu que não demitirá o ministro Paulo Guedes devido a sua importância nas reformas econômicas e por ser peça chave em seu governo.

“Quem pede a cabeça do Paulo Guedes quer desestabilizar a economia”, disse Bolsonaro ao Jornal da Record, da Rede Record.

Compartilhar:
Continuar Lendo Notícia

Estamos no

Siga Money Invest no Google News

Acompanhe

Assunto do Momento

Tendência


As publicações no site Money Invest têm um caráter meramente informativo, servindo como boletins de divulgação, e não devem ser interpretadas como recomendações de investimento. Leia mais

Mercado de Criptomoedas, Bolsa de Valores. Money Invest: O futuro do dinheiro.

2018 - 2025 - Money Invest - Todos os direitos reservados