Todo MEI tem que saber que é fundamental Cuidar das finanças para o sucesso. Com uma gestão financeira enxuta, é possível controlar os valores de entrada e saída do seu negócio, e pensar no futuro sem amadorismo.
A ausência de burocracia não significa ausência de gestão, não é preciso que você tenha um contador, contudo, você não pode trabalhar de maneira desorganizada. É preciso ter um controle em relação ao que paga, ao que recebe e quanto está ganhando.
A falta de controle financeiro é o primeiro sinal de alerta e um dos principais motivos para fechamos de pequenas empresa.
Contudo, sem essa etapa, podem ocorrer prejuízos como a falta de fluxo de caixa e a necessidade de recorrer a empréstimos ou obtenção de crédito.
Você sabia? MEI: Pode comprar carro zero com desconto no CNPJ? veja as regras
Veja as dicas para uma organização financeira e ter sucesso em seu MEI
1° Ficar de olho nas despesas: Fique atento até mesmo nas pequenas despesas. Ao verificar o Fluxo de caixa e outros relatórios, você pode perceber com mais detalhamento onde estão suas maiores despesas e se está de acordo com o faturamento da empresa.
2° Capital de giro: O capital de giro é a disponibilidade de dinheiro (capital) que a empresa precisa para manter suas atividades funcionando normalmente. A falta de uma boa gestão do capital de giro pode prejudicar bastante a saúde financeira do seu negócio.
3° Estipule um salário mensal: Quando se tem o controle efetivo dos gastos com o próprio negócio, fica mais prático saber o quanto se tira de lucro. Uma fatia desse lucro deve ser reservado a título de salário, destinado a cobrir gastos pessoais.
4° Não misture gastos pessoais com profissionais: Com a correria do dia a dia, os gastos pessoais vão se misturando aos do empreendimento. Sem controle, esse hábito se torna perigoso e pode ir, aos poucos, “matando” o negócio.
O MEI é o pontapé inicial do pequeno empreendedor, é muito importante iniciar seu negócio de maneira correta e planejada, não é só você que se beneficia, mas sim toda a sua família e pessoas que dependem de você.
Saiba mais AQUI
Esta notícia foi publicada em 10 de dezembro de 2019