Mercado de Ações
Ibovespa volta a recuar com peso de bancos e após perda de tração em NY

Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira caía levemente nesta quinta-feira, revertendo ganhos fortes na abertura, impactado por perda de terreno em Wall Street. Resultados de empresas locais limitavam a queda.
Bancos e Natura estavam entre as baixas mais relevantes, enquanto Vale e Petrobras eram as principais pressões positivas, ainda que a mineradora tenha apagado parte dos ganhos após acusação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a companhia.
Às 11:59 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,16%, a 109.169,39 pontos. O volume financeiro era de 8,8 bilhões de reais.
“As bolsas de valores dos EUA perderam tração, ainda mantendo posição no positivo, mas contaminando o Ibovespa”, disse o analista da Mirae Asset Corretora Pedro Galdi.
Uma bateria de dados macroeconômicos no Brasil, de arrecadação a indicador de preços, movimentava a sessão. Destaque para a alta de 1,41% do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da FGV, em abril, abaixo da escalada de 1,7% esperada pelo mercado, segundo pesquisa da Reuters, e desaceleração ante avanço de 1,74% em março.
Os números vieram após outro dado-chave de inflação doméstico, o IPCA-15, vir abaixo do esperado na véspera, mas ainda em patamar considerado bem elevado por analistas. O mercado avaliava a influência de preços mais altos na extensão do ciclo de aperto monetário pelo Banco Central para além de uma majoritariamente aguardada elevação em 1 ponto percentual na Selic semana que vem.
Em Wall Street, os principais índices acionários operavam em alta leve, à medida que ânimo com resultados fortes da Meta, dona do Facebook, contrastava com preocupações sobre dados de contração inesperada da atividade econômica dos EUA no primeiro trimestre.
Destaques
Vale (VALE3) subia 0,8%, após avançar até 4,1% mais cedo com anúncio de recompra de até 500 milhões de ações, cerca de 10% dos papéis em circulação da empresa, e diante de divulgação de resultados. A mineradora teve queda no lucro líquido do primeiro trimestre ante um ano antes, mas ainda assim o desempenho veio pouco acima da expectativa do mercado. As ações da companhia, porém, reduziram baixa e tocaram o território negativo antes de retomarem parcialmente os ganhos, depois que a SEC acusou a Vale de violações de leis de valores mobiliários em caso referente ao desastre de Brumadinho. O preço do minério de ferro subiu na China.
Santander Unit (SANB11) perdia 2%, para a sétima queda consecutiva. Analistas do Itaú BBA rebaixaram a recomendação do papel a “underperform”. Bancos de varejo no geral também cediam na sessão, com Itau PN (ITUB4), Bradesco PN (BBDC4) e BANCO DO BRASIL ON (BBAS3) apontando queda de cerca de 1% cada.
Petrobras PN (PETR4) ganhava 0,9% e ON tinha alta de 0,8%, após estatal anunciar alta de 1,1% na produção total de petróleo e gás no primeiro trimestre em comparação anual. Os preços do petróleo registravam leve acréscimo.
Embraer (EMBR3) tinha valorização de 3,4% e liderava as altas do Ibovespa. A fabricante de aeronaves reafirmou projeções para 2022 após prejuízo líquido menor no primeiro trimestre frente a igual etapa do ano passado, uma vez que margens mais elevadas ajudaram a compensar uma queda sazonal nas vendas.
Natura (NTCO3) afundava 6%, a sexta baixa seguida. Perspectiva de resultado abaixo do esperado no primeiro trimestre vêm afetando o papel nas últimas sessões.
Gol PN (GOLL4) tinha alta de 0,6%, após registrar lucro líquido acima do esperado no primeiro trimestre de 2022, ajudado por ganhos com câmbio e performance operacional. A Gol (GOLL4) se surpreendeu com o retorno de viagens corporativas no final do primeiro trimestre, disse seu presidente-executivo em teleconferência com analistas e jornalistas nesta manhã. A rival Azul PN (AZUL4) mostrava desvalorização de 1,5%.
Dexco SA (DXCO3) tinha ganho de 0,2%, depois da fabricante de painéis de madeira e louças e metais sanitários anunciar queda de 10,8% no lucro líquido recorrente do primeiro trimestre na base anual, com impacto do resultado financeiro. A receita líquida avançou 20,5%.
Multiplan ON (MULT3) valorizava-se 0,9% e Hypera (HYPE3) (HYPE3) retraía 0,1%, antes de divulgarem resultados após o fechamento do mercado.
SLC Agricola SA (SLCE3) perdia 0,2%. A ação foi mantida na terceira prévia do Ibovespa para o período entre maio e agosto.
Informações Reuters
-
Mercado de Ações1 semana atrás
Ações da Raízen (RAIZ4) caem 50% e entram no radar das penny stocks
-
Dinheiro1 semana atrás
Lotofácil: R$ 1,4 milhão para apostador de PR
-
Mercado de Ações6 dias atrás
BBAS3: Caiu, Mas Segue Reinando com os Melhores Dividendos!
-
Mercado de Ações5 dias atrás
Lei Magnitsky vira pesadelo para o mercado e Ibovespa cai forte
-
Memecoins6 dias atrás
Shiba Inu Queima 85,8 Milhões de Tokens para Impulsionar Preços!
-
Mercado de Ações3 dias atrás
Banco do Brasil (BBAS3) cancela dividendos; próximo pagamento em dezembro
-
Dinheiro4 dias atrás
Insegurança jurídica faz bancos brasileiros perderem R$ 41 bilhões
-
Criptos3 dias atrás
Token OKB dá salto de 100% em sete dias