Connect with us

Mercado de Ações

Ibovespa supera 105 mil pontos após BC sinalizar que ciclo de alta de juros está perto do fim

Publicado

Em

Ibovespa supera 105 mil pontos após BC sinalizar que ciclo de alta de juros está perto do fim

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa engatava a terceira alta seguida nesta quinta-feira, após o Banco Central sinalizar que o ciclo de aumento de juros no Brasil está perto do fim, com resultados corporativos também sob os holofotes, incluindo os números de Embraer e Totvs.

Às 11:02, o Ibovespa subia 1,24%, a 105.058,46 pontos, renovando máximas desde meados de junho. O volume financeiro somava 4,8 bilhões de reais.

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou na véspera a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual pela segunda vez consecutiva, a 13,75% ao ano, maior patamar desde janeiro de 2017, e disse que “avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião”.

Na visão de Dan Kawa, da TAG Investimentos, o BC optou por ter mais flexibilidade, não se prendendo ao próximo passo de política monetária, mas deu claros sinais de que estamos muito perto do fim do ciclo de alta de juros, conforme comentários enviados a clientes mais cedo.

Em Wall Street, as bolsas não mostravam uma tendência firme, com o S&P 500 rondando a estabilidade após forte avanço na véspera.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Índice recua com ajustes e Covid-19 no radar; Marfrig sobe antes de balanço

DESTAQUES

EMBRAER ON (EMBR3) subia 4,61%, a 13,17 reais, mesmo após reportar queda no lucro no segundo trimestre na comparação anual, uma vez que na base trimestral reverteu o prejuízo, enquanto manteve projeções de receitas e entregas. O Citi considerou o resultado sólido, destacando que ficou acima de suas expectativas.

TOTVS ON (TOTS3) tinha alta de 3,64%, a 28,16 reais, após resultado operacional acima do esperado no segundo trimestre, com Ebitda ajustado de 220,6 milhões de reais, alta de 30% ano a ano. “Vemos a Totvs como um dos grupos mais bem posicionados no setor de tecnologia no país”, disse a Guide Investimentos.

MAGAZINE LUIZA ON (MGLU3) subia 13,99%, a 3,34 reais, com o setor como um todo favorecido pela sinalização do Copom. VIA ON mostrava alta de 9,54%, a 2,87 reais, e AMERICANAS ON subia 5,29%, a 15,52 reais.

LOCAWEB ON subia 7,75%, a 9,32 reais, com papéis de empresas de crescimento se beneficiando das perspectivas relacionadas aos juros no país. MÉLIUZ ON avançava 10,62%, a 1,25 reais.

VOCÊ PODE GOSTAR:  Ação da PetroRio dispara na B3 após empresa comprar 30% do campo de Frade

ULTRAPAR ON (UGPA3) avançou 1,56%, a 13,67 reais, tendo de pano de fundo lucro de 460 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo prejuízo um ano antes, enquanto o Ebitda recorrente superou estimativas de analistas. Analistas do Itaú BBA consideraram os números positivos.

BRASKEM PNA (BRKM5) caía 2,89%, a 33,57 reais, após a empresa dizer que a redução de Imposto de Importação de alguns produtos petroquímicos impactará negativamente seus números no Brasil.

VALE ON (VALE3) caia 0,68%, a 67,06 reais, conforme os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram para mínimas de uma semana, pressionados por preocupações com uma recuperação insustentável da demanda na China, maior produtora mundial de aço, e perspectivas de aumento da oferta.

PETROBRAS PN (PETR4) recuava 0,03%, a 33,87 reais, uma vez que os preços do petróleo recuavam no exterior, com o Brent em baixa de 1,5%, a 95,31 dólares o barril.

As Informações são da Reuters

Compartilhar: