CONECTE-SE CONOSCO

Notícias

Governo vai anunciar MP que permite venda direta de etanol das usinas aos postos

Publicado

em

Governo vai anunciar MP que permite venda direta de etanol das usinas aos postos

De acordo com fontes consultadas pelo Valor Econômico, o Presidente da República Jair Bolsonaro deve apresentar amanhã, 11, uma MP (medida provisória) que permitirá a venda direta do biocombustível entre usinas e postos sem a presença de intermediários.

A proposta que autoriza a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), o PDS 61/2018 pretende aumentar a concorrência no mercado de combustíveis e, consequentemente, diminuir o preço final para o consumidor.

Com a possibilidade de venda direta aos postos de combustíveis, o governo quer tornar a incidência do imposto monofásico aos produtores apenas nesses casos para que não haja perda de arrecadação fiscal. Para outros combustíveis, como gasolina e diesel, a tributação federal já é monofásica e incide nas refinarias.

VOCÊ PODE GOSTAR:  FDA aprovou uso de hidroxicloroquina para ajudar pacientes com coronavírus

O projeto susta o artigo 6º da Resolução 43/2009, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse artigo determina que um produtor de etanol (fornecedor) só pode comercializar o produto com outro fornecedor cadastrado na ANP, com um distribuidor autorizado pela agência ou com o mercado externo.

Com informações Valor Econômico e Agência Senado

Compartilhar:

Ações Mais Procuradas

Siga-nos no Google News

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Siga-nos no Twitter

Receba notícia atualizadas