Connect with us

Dinheiro

Governo quer acabar com os juros sobre capital próprio (JCP)

Publicado

em

Governo quer acabar com os juros sobre capital próprio (JCP)

Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, confirmou que o governo está estudando a possibilidade de acabar com os juros sobre capital próprio (JCP). A medida tem como objetivo arrecadar mais impostos e zerar o déficit das contas públicas em 2024.

Segundo informações, a medida ainda está em estudo e não há previsão de quando será implementada. No entanto, o governo já está trabalhando em outras medidas para arrecadar mais impostos, como o aumento da alíquota do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

Muitos investidores compram ações com a intenção de receber proventos, como dividendos, bonificações e juros sobre capital próprio (JCP).

Veja também:  Magazine Luiza vê suas ações despencarem e se aproximarem de R$ 1 real

Entre os maiores pagadores estão a Unipar (UNIP6), Taesa (TAEE11) e Enauta (ENAT3). Instituições financeiras como Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) também pagam bons JCP.

O JCP é um benefício fiscal que permite às empresas distribuir lucros aos acionistas sem pagar imposto de renda e o fim seria uma medida polêmica, que deve enfrentar resistência do setor empresarial. No entanto, o governo argumenta que é necessário para equilibrar as contas públicas e reduzir o déficit fiscal.

Compartilhar:

Tendência