Dívida caduca em 5 anos? Veja como funciona

Dívida caduca em 5 anos? A resposta é sim, se após cinco anos o débito não for pago, de fato a dívida caduca. Ou seja, a mesma deixa de aparecer nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Mas não se engane, quando uma dívida prescreve, significa que a empresa que você tem dívida perde o direito de realizar a cobrança judicialmente. Não quer dizer que o credor não pode cobrar a dívida.

Depois da prescrição da dívida, a pendência financeira continua em aberto na instituição para quem você deve. Os juros continuam correndo e o não pagamento da dívida pode dificultar futuras tentativas de conseguir crédito.

O artigo 27 do Código do Consumidor:

“Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.”

Organização financeira

Resumindo, a melhor maneira de ficar em paz é tentar negociar suas dívidas. Muitas empresas possuem campanhas de negociação e oferecem bons descontos aos clientes.

Ou seja, a melhor forma de se livrar das dívidas é entrando em contato com os credores para saber qual o valor atual e tentar pagá-lo à vista ou até parcelado sem juros.

Veja também: Crédito financeiro para MEI: veja as condições e como conseguir

Compartilhar:

Esta notícia foi publicada em 1 de março de 2020

Money Invest:

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços.