Empresas
XP compra controle de hospital de olhos CBV via fundo de private equity

SÃO PAULO (Reuters) – O fundo de private equity gerido pela plataforma digital de investimentos XP Inc adquiriu o controle no hospital de olhos CBV por 200 milhões de reais, disseram os executivos da XP nesta segunda-feira.
A XP planeja usar o CBV como uma plataforma de consolidação em um setor bastante pulverizado no Brasil, com 5.000 clínicas em todo o país e com receitas anuais em torno de 8 bilhões de reais, disse Chu Kong, sócio da XP, em entrevista à Reuters.
O acordo é o mais recente sinal de consolidação no fragmentado setor de saúde brasileiro, seguindo uma tendência observada anteriormente em laboratórios, hospitais e clínicas oncológicas.
“Clínicas oftalmológicas e hospitais são um negócio atraente porque o tratamento oftalmológico ainda tem uma penetração baixa no Brasil e também porque é um tratamento que permeia todas as fases da vida”, disse Kong, que não especificou o tamanho da participação da XP na empresa.
O CBV, com sede em Brasília, é a primeira aquisição do recém-lançado fundo de private equity da XP, que levantou 1,3 bilhão de reais com mais de 5 mil investidores em fevereiro para investir em empresas de médio porte.
Fundado pelo médico Marcos Ávila em 2004, o hospital registrou uma receita de quase 80 milhões de reais no ano passado, realizando 100.000 consultas e 7.000 cirurgias.
“Me juntei à XP porque vi a oportunidade de consolidar o setor, mas não tinha capital para financiar o projeto sozinho”, disse Ávila, acrescentando que todo o dinheiro investido pela XP financiaria o crescimento da empresa. A meta da CBV é atingir 1 milhão de consultas em cinco anos após aquisições e crescimento orgânico.
Ávila permanecerá no negócio como acionista e diretor médico. Mas Rafael Mendes, ex-sócio das empresas de capital privado Victoria Capital Partners e Principia Capital Partners, foi escolhido como CEO. Anteriormente, Mendes liderava aquisições pelo grupo de oncologia Oncoclínicas.
As informações são da Reuters
-
Mercado de Ações1 semana atrásRanking do prejuízo: As 10 ações que mais afundaram na Bolsa em 2025
-
Dinheiro6 dias atrásBrasileiros recorrem ao ChatGPT para prever os números da Mega da Virada
-
Criptos1 semana atrásCriptomoedas que mais caíram em 2025: O ranking do colapso
-
Criptomoedas1 semana atrásChina bloqueia pagamentos com stablecoins
-
Criptomoedas6 dias atrásPreço do Ethereum está em níveis críticos
-
Memecoins1 semana atrásDo Hype ao Prejuízo: O Colapso da Baby Doge em 2025 e a Realidade das Memecoins
-
Dinheiro3 dias atrásItaú, Bradesco e Santander fecham centenas de agências pelo Brasil
-
Empresas1 dia atrásBoicote faz dona da Havaianas perder R$ 150 milhões em valor de mercado

