De acordo com o anúncio do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, o país deve recomprar US$ 1,6 bilhão em títulos denominados em dólares do mercado. No ano passado, o país da América Central fez dinheiro comprando Bitcoin.
Recompra a taxas de mercado
No Twitter, Bukele declarou que estava apresentando duas leis à Assembleia Nacional para fazer uma “oferta de compra transparente, pública e voluntária” para todos os detentores de títulos da dívida do governo salvadorenho de 2023 a 2025.
O presidente tuitou:
“Hoje estamos enviando 2 projetos de lei ao Congresso para garantir que tenhamos os recursos disponíveis para fazer uma oferta de compra transparente, pública e voluntária a todos os detentores de títulos da dívida soberana salvadorenha de 2023 a 2025, seja qual for o preço de mercado no momento da votação. cada transação”.
Além disso, o presidente disse que os títulos serão recomprados a taxas de mercado e que o processo começará assim que a papelada estiver concluída, acrescentou. Bukele estimou que “a operação de compra de Bitcoin começará em 6 semanas”.
No início deste ano, o FMI pediu a El Salvador que proibisse o uso de Bitcoins como moeda legal. De acordo com o relatório, a adoção de criptomoedas como dinheiro legal representava “grandes riscos” para a integridade financeira e do mercado, estabilidade financeira e proteção ao consumidor. Afirmou ainda que o mesmo poderá resultar em passivos futuros.
Veja também:
Esta notícia foi publicada em 27 de julho de 2022