Nos últimos dias cresceram os números de reclamações em que supostas empresas são acusadas de não estar pagando os usuários.
O Esquema Ponzi ou Pirâmide estão a aproveitar algumas das vantagens do Bitcoin, para oferecer lucro de até 2% ao dia. Uma dessas vantagens é o fato do BTC não ter lastro, como o anonimato, fica mais fácil para enganar as vítimas e ao mesmo tempo fugir de uma possível regra da CVM, que não é verdade.
Com o Bitcoin, Torna-se muito mais difícil para as autoridades e a as vítimas recuperarem o dinheiro.
Algumas desses empresas já são investigadas pelo MP, que é o caso da Investimento bitcoin, 18kronaldinho, Atlas quantum que estão sendo investigadas por suposta Pirâmide financeira.
Atlas quantum teve os bens bloqueados
A Atlas Serviços em Ativos Digitais, que trabalha com bitcoin, teve os bens bloqueados por não ter efetivado o saque de um investidor no valor de R$ 177 mil.
A liminar foi deferida pelo juiz Luiz Gonzaga Silveira Soares, da 12ª Vara Cível de Belo Horizonte.
De acordo com os autos, o cliente investiu na compra da moeda bitcoin, com a promessa de que seria um negócio seguro e rentável. Porém, ao tentar sacar o valor investido, não obteve sucesso.
Conforme o contrato, o saque estaria disponível em até 24 horas; mas, passados 30 dias da solicitação, o cliente não teve seu dinheiro de volta.
De acordo com o magistrado, a liminar resguarda ao investidor o ressarcimento dos valores e da rentabilidade do investimento caso seu direito seja comprovado ao final do processo.
Acompanhe a movimentação do processo de nº 51606141820198130024 no PJe (Consulta Pública).
Fonte: TJMG
Bitcoin é seguro
Vale salientar que o fato dessas empresas usar o bitcoin, como uma forma de fazer seus desvios, não torna o Bitcoin uma moeda sem nenhuma segurança.
O Bitcoin é uma moeda totalmente Segura, ela está atrelada à sua criptografia sistema de códigos extremamente complicado e bem difícil de ser decifrado.
Sua proteção também é garantida por causa de sua independência.
O único cuidado das pessoas que possuem BTC é com sua volatilidade.
Esta notícia foi publicada em 28 de outubro de 2019