Com a onda das criptomoedas meme que estavam dando lucros impressionantes para investidores ousados, nasceu a criptomoeda meme Pepecoin. Já em seu primeiro mês de vida, o token obteve um aumento impressionante de quase 1.500%.
O entusiasmo foi tanto que Pepecoin foi listada na Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, e também esteve muito ativa no Twitter por um tempo, com a hashtag #PEPE sendo tendência com frequência.
Mas, para frustração de muitos que acreditaram na moeda, no dia 24 de agosto, uma carteira multi-sig de propriedade da equipe de desenvolvimento do PEPE realizou transações suspeitas. Foram movimentados 26 trilhões de tokens PEPE (quase 30 milhões de dólares).
Analistas experientes acreditam que a movimentação suspeita foi para realizar lucros antes da desintegração total do token Pepecoin. Informações indicam que foi feita uma transferência de quase US$ 16 milhões em PEPE para exchanges como Binance, OKX e até Bybit.
Logo após, houve uma modificação no acesso à carteira. Ao invés de ser exigido um grupo de 5 pessoas para acessá-la, agora apenas um mínimo de 2 pessoas é necessário.
Entretanto, alguns membros da equipe recorreram ao Twitter para se justificar: afirmaram que haviam sido enganados por outros colegas que, desde o início, estavam planejando um “rugpull”.
“Rugpull é um tipo de golpe na indústria das criptomoedas no qual os desenvolvedores de uma moeda abandonam o projeto e desaparecem com os investimentos dos participantes”.
Evidentemente, esse incidente fez com que os investidores se apressassem para vender seus tokens antes de um possível colapso no preço da Pepecoin.
Esta notícia foi publicada em 29 de agosto de 2023