Yaniv é um investidor de criptomoedas que embora tivesse muita experiência, comprando seus primeiros bitcoins em 2013, custando muito menos que agora, mostra que ninguém está imune a erros.
Yaniv é um investidor muito ativo na comunidade de criptomoedas desde 2013, Ele estava ciente dos riscos potenciais que poderiam surgir do armazenamento de ativos digitais em bolsas centralizadas.
Veja também:
Tudo começou quando Yaniv teve problemas com sua carteira de hardware Trezor, então ele decidiu transferir os tokens, ETH e NEO, para uma carteira diferente até que consertasse os problemas.
Depois de alguma pesquisa, ele concluiu que a carteira Exodus seria a escolha mais adequada. O que mais o atraiu foi o aplicativo Android que encontrou no Google Play, que permite o acesso a partir de um smartphone.
Foi ai que a situação piorou, embora não soubesse. Yaniv instalou um aplicativo chamado Exodus Wallet Mobile que tinha o logotipo e a descrição do aplicativo Exodus original. No entanto, era um aplicativo de phishing.
Ataques de phishing ocorrem quando os golpistas copiam uma interface familiar de sites como bancos, a página inicial do PayPal ou criptomoedas na web e carteiras de aplicativos. Se a vítima não perceber as pequenas diferenças no URL do site ou no desenvolvedor do aplicativo, ela pode facilmente fornecer informações confidenciais que os golpistas irão roubar em minutos.
Depois que Yaniv instalou o aplicativo de phishing em seu celular, ele foi solicitado a inserir suas chaves. Depois de aprovar, em vez de receber acesso aos seus fundos, o aplicativo foi encerrado. Usando sua versão online do Exodus, Yaniv percebeu que em questão de dois minutos, todo o saldo tinha sido roubado.
Fonte: Cryptopotato
Esta notícia foi publicada em 18 de setembro de 2020