Todo (MEI) Microempreendedor Individual atua no regime simplificado. Ou seja, existe alguns obrigações minimas mensalmente alguns pagamentos para manter seu CNPJ ativo.
Você pode gostar: Sou MEI e agora? Veja as obrigações do MEI
O MEI é como qualquer outra categoria e possui suas obrigações mensais e anuais. Diversas vezes, seu processo de formalização acontece sem que o empreendedor conheça todas as suas responsabilidades, o que acaba justificando o alto índice de inadimplência da categoria.
Confira as obrigações legais de todo MEI:
Pagamento do DAS
O vencimento da DAS acontece todo dia 20 de cada mês e o boleto pode ser encontrado e impresso no Portal do Empreendedor. O pagamento pode ser feito pela internet, casas lotéricas, Caixa Econômica e Banco do Brasil. Todo MEI deve estar com o pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) atualizado.
Declaração Anual do Simples Nacional Para MEI
É muito importante saber que o MEI precisa enviar a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual, é como se fosse um Imposto de Renda só que específico para MEI. Nela é necessário informar o valor da receita do ano anterior.
Lembrando que todo MEI deve enviar a Declaração Anual entre 1º de janeiro e 31 de maio de cada ano, o envio pode ser feito pela internet, também através do portal do empreendedor.
MEI que não cumprir com as obrigações mensais e anuais como mencionadas dentro do prazo, está sujeito à multa.
Veja também:
- MEI tem dinheiro liberado para empréstimo de até R$ 50 mil
- MEI: Veja como funciona a fiscalização para quem é Microempreendedor Individual
- CREDMEI: para o Microempreendedor Individual
- Qual o melhor banco para abrir conta MEI? Veja opções grátis
- MEI: Dispensa de alvará para microempreendedor entra em vigor em setembro
Esta notícia foi publicada em 31 de agosto de 2020