Connect with us

Mercado de Ações

Imposto transformado em Solidariedade

Publicado

em

Começamos mais uma temporada de acerto de contas com o leão, IRPF, este é um momento que o contribuinte necessita juntar os documentos e procurar a melhor opção para pagar menos imposto ou até mesmo restituir.

Neste texto apresentamos uma forma solidária de pagar imposto, isto é, havendo imposto devido em sua declaração é possível destinar 3% deste valor para instituições filantrópicas.

Acompanhe as regras do IR para doações:

– Efetuou doação até 31/12/2019 para instituição filantrópica, Estatuto da Criança, Fundos do Idoso, Incentivo à Cultura, Incentivo à Atividade Audiovisual e Incentivo ao Desporto poderá abater do IR até o limite de 6% do imposto devido. 

– Não fez nenhuma doação no ano passado, e fará uma doação antes do prazo final da entrega da DIRPF 2020, terá o direito de abater integralmente 3% do imposto devido na declaração.

– Fez doação em 2019, e antes da entrega da declaração deste ano fará mais uma doação, neste caso é necessário que o abatimento do ano passado com este ano não ultrapasse o limite global de 6%.

Vale mencionar que o programa de declaração do IRPF 2020 traz de forma bem mais visível a área para doações para fundos dos direitos da criança e do adolescente. No programa da DIRPF, ficha “Doações Diretamente na Declaração – ECA”, clique no botão “Novo”, escolha o fundo “Municipal”, selecione a UF e o município de localização, bem como o projeto a ser beneficiado, e informe o valor a ser doado. Em seguida, será necessário imprimir dois Darf’s (Documento de Arrecadação da Receita Federal) sendo; um referente ao pagamento da primeira quota ou quota única do IR devido, apurado na declaração, e o outro referente à doação que está sendo efetuada.

Último passo é enviar o comprovante do Darf devidamente quitado ao Conselho Municipal escolhido, informando qual entidade daquele município deseja que o valor seja creditado.

Não esqueça, ser solidário também vale para o contribuinte que possui restituição no IR, este valor será adicionado à próxima restituição do Imposto de Renda.

Fonte: King Contabilidade

Compartilhar:
Continuar Lendo Notícia

Estamos no

Siga Money Invest no Google News

Acompanhe

Assunto do Momento

Tendência


As publicações no site Money Invest têm um caráter meramente informativo, servindo como boletins de divulgação, e não devem ser interpretadas como recomendações de investimento. Leia mais

Mercado de Criptomoedas, Bolsa de Valores. Money Invest: O futuro do dinheiro.

2018 - 2025 - Money Invest - Todos os direitos reservados