A Black Friday 2022 foi considerada um fiasco para as varejistas tradicionais. Houve uma queda de 30% na quantidade de produtos comercializados, em relação à mesma data comercial do ano passado.
Lojistas atribuem o fraco desempenho da Black Friday 2022 à insegurança do consumidor para comprar bens duráveis e sobretudo à inflação que levram os preços dos eletroeletrônicos serem reajustados entre 12% e 15% neste ano, enquanto que os salários estão sem reajuste desde o início deste ano.
Magazine Luiza, Amazon.com.br, Casas Bahia e Americanas lideraram, lideraram o ranking de reclamações do Reclame Aqui. Veja a lista:
A maior parte das reclamações registradas na plataforma (17,96% do total) alegaram propaganda enganosa por parte dos anunciantes. Esse motivo superou o Atraso na Entrega, que foi a segunda queixa mais voluma dos consumidores, com 15,69% das reclamações.
Durante a Black Friday, Magazine teve 725 reclamações, Americanas Entregas 677 reclamações, Amazon 595 reclamações e Casas Bahia 566 reclamações.
Já o Mercado Livre surpreendeu anunciando que suas vendas brutas cresceram 10% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Varejistas na Bolsa de Valores
Após a Black Friday as ações de Americanas encerraram em forte queda de 9,68%, a R$ 9,89, no topo das perdas entre as listadas. Via perdeu 6,7% e a Magazine Luiza 2,92%. As Lojas Renner fechou em queda de 4,92%, Petz em -2,82%, Arezzo -1,06%, Grupo Natura -0,7% e Alpargatas -0,62%.
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Esta notícia foi publicada em 29 de novembro de 2022