Connect with us

Investimentos

Bancos começam a enviar dados de clientes para cadastro positivo

Publicado

em

Bancos começam a enviar dados de clientes para cadastro positivo

O chamado cadastro positivo vai incluir automaticamente quem está com as contas em dia.

Bancos e instituições financeiras já começaram a enviar o histórico dos últimos 12 meses, de todos os clientes, em qualquer operação de crédito. Pode ser financiamento, uso do cheque especial, do cartão de crédito.

Quatro empresas estão autorizadas pelo Banco Central a receber as informações. Serão as gestoras do cadastro positivo: Boa Vista Serviços, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa Experian e SPC Brasil, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Outras listas de bons e maus pagadores serão incluídas no cadastro. De pessoas que não têm conta em banco, nem crédito em lojas, mas que são responsáveis por contas de consumo: água, luz, telefone.

A estimativa é que o cadastro chegue a 150 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Com isso, o cadastro só poderá funcionar, para valer, a partir do dia 11 de janeiro.

Veja também:  Banco Inter, Nubank ou C6 Bank: Qual melhor Banco Digital?

Fonte: G1

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo reunirá informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito, empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo.

Passam a constar do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.

O histórico de pagamentos relacionados à contas de consumo de serviços continuados (como água, luz, gás e telefone) também podem ser avaliados pelo mercado para obter uma melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos a cadastrados, estender créditos já existentes ou realizar outras transações que impliquem risco financeiro. Assim, aos poucos, você pode construir seu histórico de bom pagador.


Compartilhar:
Continuar Lendo Notícia

Tendência