A corretora é uma instituição financeira que faz a intermediação entre você e o mercado. Isso porque o investidor pessoa física não tem acesso aos investimentos de forma direta.
Quem fiscaliza as corretoras?
Todas as corretoras de valores no Brasil necessitam de autorização prévia do Banco Central para operarem. Elas estão sujeitas à fiscalização do próprio BC, da Bolsa de Valores (Ibovespa) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é a entidade reguladora do mercado financeiro.
Cobranças indevidas e atendimento insatisfatório não se restringem somente aos bancos. Essas também são queixas frequentes dirigidas às corretoras de valores. É importante destacar que os rankings revelam quais instituições receberam mais reclamações em termos absolutos, sem considerar a proporção em relação à base de clientes.
Dessa forma, uma instituição que recebe muitas reclamações em comparação ao número de clientes pode não figurar no topo da lista. Por outro lado, uma instituição que recebe poucas reclamações em relação à sua base de clientes pode alcançar o topo do ranking, simplesmente por ter um número substancialmente maior de clientes do que suas concorrentes.
Corretoras que mais resolveram os problemas dos clientes:
1° Easynvest
2° Rico Investimentos
3° XP Investimentos
4° Modal Mais
5° Clear Corretora
6° Genial Investimentos
Maiores reclamações qualidade dos serviços
Dificuldade de cadastro
Site fora do ar-Lento
Cobranças indevidas
Mau atendimento
Para ver o ranking completo: (CLIQUE AQUI)
Os rankings levam em consideração a reputação da empresa e a quantidade de reclamações publicadas para cada categoria vinculada ao cadastro de uma empresa.
Teve algum problema? Saiba como reclamar na CVM
O investidor que tiver algum problema com uma corretora de valores pode registrar sua reclamação na CVM.
- pelo telefone 0800-025-9666, disponível das 08h às 20h;
pessoalmente, no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em Brasília (clique aqui para ver endereços e horários de atendimento).
Segundo a assessoria de imprensa da CVM, todas as reclamações e denúncias dão origem a um processo administrativo, que é analisado pela área técnica responsável.
Esta notícia foi publicada em 3 de novembro de 2019