Por Paresh Dave e Munsif Vengattil
BANGALORE, Índia (Reuters) – A Alphabet divulgou nesta terça-feira receita de quarto trimestre acima do esperado pelo mercado e anunciou pela primeira vez que o resultado da unidade de negócios de computação em nuvem: prejuízo anual de 5,6 bilhões de dólares.
O negócio de publicidade do Google, incluindo o YouTube, foi responsável por 81% da receita de 56,9 bilhões de dólares do grupo no quarto trimestre, que subiram 23% ante o ano anterior. Cortes no orçamento de anunciantes de viagens e entretenimento em 2020 foram quase compensados por novos gastos do varejo e de outros clientes, impulsionados por efeitos da pandemia Covid-19.
Analistas consultados pela Refinitiv estimavam receita trimestral de 53,129 bilhões de dolares para a Alphabet no período, ou crescimento de 15,31%.
As ações da companhia, que acumulam alta de 9,5% neste ano, subiam 7% no pregão after market.
A divulgação dos dados sobre a divisão de computação em nuvem é um marco importante para o Google, que gera mais receita com publicidade na internet do que qualquer empresa globalmente. Há anos, o Google enfrenta dúvidas sobre se conseguirá transformar o dinheiro de publicidade numa nova fonte de lucrativa de receita.
A Alphabet disse que o Google Cloud registrou prejuízo operacional trimestral de 1,24 bilhão de dólares. A receita do Google Cloud somou 3,831 bilhões.
O lucro da Alphabet no trimestre subiu 43%, para 15,2 bilhões de dólares, ou 22,30 por ação, ante estimativa média do mercado de 10,895 bilhões, ou 15,95 dólares por papel.
Veja também:
Esta notícia foi publicada em 2 de fevereiro de 2021