Na última segunda-feira (13), uma fake news envolvendo o Walmart a maior empresa de varejo do mundo e a criptomoeda Litecoin, propagou rapidamente, levando Litecoin ao topo e de volta ao solo em questão de horas.
De acordo com informações da Reuters, o Walmart Inc iniciou investigações a respeito. A notícia falsa partiu por meio da distribuidora de comunicados à imprensa Globe Newswire, alegando que o Walmart havia firmado parceria com a Fundação Litecoin para aceitar a criptomoeda.
A Globe NewsWire afirmou que irá trabalhar com as autoridades competentes para investigar o caso.
Manipulação de mercado
Os manipuladores de mercado tiram vantagem da falta de regulamentação nas criptomoedas para ganhar muito dinheiro com o Pump and Dump.
O movimento Pump and Dump ocorre quando o preço de um determinado ativo dispara acentuadamente. Ao contrário, o ‘dump’, que pode ser traduzido como ‘jogar fora’ ou ‘despejo’, acontece justamente quando o preço cai rapidamente de valor.
Mas quando alguém faz uma manobra como essa para potencialmente impactar o mercado de ações, as coisas mudam dramaticamente. E isso é muito sério, até porque, o Walmart Inc. é uma empresa de capital aberto e uma possível parceria pode influenciar os fundamentos ou o risco da empresa.
Na Bolsa de valores, esse tipo de manipulação representa um crime, com pena de multa e até prisão em alguns casos. A punição para casos desse tipo está prevista na Instrução 08/1979 da CVM.
Litcoin disparou após fakenews
O preço da criptomoeda litecoin (LTC), chegou a disparar mais de 30% em questão de minutoos após a fakenews, mas despencou assim que o Walmart desmentiu.
Esta notícia foi publicada em 16 de setembro de 2021